iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Basquete

06/07/2009 - 18:03

Seleção feminina começa preparação para a Copa América
Nesta segunda, jogadoras realizaram bateria de exames laboratoriais e cardiovasculares

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Antes da quadra, exames médicos. Antes da bola, testes físicos. De olho em uma vaga no Mundial do ano que vem, a seleção brasileira feminina de basquete iniciou nesta segunda-feira a preparação para a Copa América com a realização de exames laboratoriais e cardiovasculares.

De acordo com o médico da delegação, Paulo Szeles, os resultados são importantes para avaliar a condição atual da atleta. "Fizemos os exames pré-participação para analisar como está cada jogadora. Coletamos material para exames laboratoriais, ultrassom e realizamos avaliação cardiovascular, com ecocardiograma e teste ergométrico. Com isso, temos um retrato de como está a saúde do grupo", afirmou.

Quem está de volta ao grupo nacional, após ausência nas duas últimas temporadas é a ala/armadora Helen Luz. "Estou muito feliz em voltar a vestir a camisa do Brasil e defender o meu país. É um grupo que mescla juventude e experiência. Na vida estamos sempre aprendendo um pouco cada dia. E vou fazer de tudo para ajudar as mais novas com a minha experiência, da mesma forma que tive essa oportunidade quando comecei na seleção em 1989", afirmou a experiente jogadora, que marcou 1205 pontos em 120 jogos oficiais pelo Brasil.

O próximo passo são os testes físicos, biomecânicos e análise nutricional para um planejamento mais completo. Esses procedimentos serão feitos nesta terça-feira. na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). Já o primeiro treino com bola está programado para quarta-feira á tarde, em Barueri.

Das 24 jogadoras convocadas pelo técnico Paulo Bassul, 11 vão se apresentar nos próximos dias. A ala Micaela chega a Barueri na quarta. As cinco atletas de Ourinhos estarão no Campeonato Sul-Americano de Clubes, junto com a pivô Kelly, que atua no UTE (Equador). Todas se unem ao grupo dia 26. A pivô Alessandra e a armadora Adrianinha se apresentam no início de agosto. Já a pivô Érika e a ala Iziane estão na WNBA.

Válida como Pré-Mundial, a Copa América será disputada de 23 a 27 de setembro em Cuiabá.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias