Basquete
19/12 - 21:41
Ourinhos vence Americana e sagra-se pentacampeão nacional
Com a melhor equipe da competição e um grupo muito qualificado, Ourinhos realizou a melhor campanha da primeira fase
Gazeta Esportiva
SÃO PAULO - O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos derrotou o Unimed/FAM/Goodyear/Americana por 71 a 66 e conquistou, nesta sexta-feira, o Campeonato Nacional Feminino de Basquete pela quinta vez.
Mais uma vez, Ourinhos demonstrou sua hegemonia no basquete feminino brasileiro. Com a melhor equipe da competição e um grupo muito qualificado, Ourinhos realizou a melhor campanha da primeira fase, com apenas uma derrota. Nos Playoffs, a campeã nacional perdeu apenas uma partida.
Contando com o apoio do grande público, Americana iniciou melhor a partida e impôs sua marcação sobre o Ourinhos. Porém, a equipe da casa desperdiçava muitas posses de bola e viu sua vantagem cair em poucos instantes. Seguidos erros de passes, fizeram as Rubro-verdes encostarem e equilibrarem o jogo. A tensão da decisão era aparente nas atletas, ambas as agremiações cometiam erros primários. Demonstrando maior tranqüilidade no ataque, o Ourinhos encerrou o primeiro quarto a frente, 17 a 14.
Ambas as equipes obtiveram um baixo aproveitamento dos arremessos no início do segundo-quarto. Americana pecava na pressa pela definição das jogadas e se equivocava durante as jogadas ofensivas. Por outro lado, a marcação de Ourinhos cresceu e impedia qualquer ação das mandantes. Ourinhos chegou a abrir 10 pontos de diferença.
Porém a treinadora de Americana, Branca, conseguiu arrumar a casa após um tempo técnico. As donas da casa cresceram e equilibraram o jogo novamente, a história da terceira partida voltava a se repetir. Ourinhos largava na frente e abria vantagem, mas Americana na base da raça e determinação crescia de produção. As agremiações foram para o intervalo empatadas em 36 pontos.
As equipes repetiram os mesmos erros na volta do intervalo. Passes equivocados e erros de fundamento eram repetidos constantemente. Ourinhos e Americana trocavam cestas e mantinham a diferença no placar. A equipe de Urubatan Lopes foi com vantagem para os últimos 10 minutos, 55 a 48.
Americana mostrou novamente nervosismo e deixou Ourinhos disparar no placar. Novamente, a equipe de Ourinhos relaxou e deixou as donas da casa encostarem. Em um final de jogo emocionante, Americana diminuiu a vantagem para dois pontos, mas o sangue frio e maior experiência das visitantes garantiu o quinto título brasileiro consecutivo para Ourinhos.
Leia mais sobre: Campeonato Nacional Feminino de Basquete Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos Unimed/FAM/Goodyear/Americana
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
08/01 - 19:21 - Recordistas, Chuca e Bethânia elogiam pentacampeão Ourinhos
29/12 - 19:18 - Clarissa, melhor reboteira do Nacional, vai para Portugal
22/12 - 22:34 - Êga é confirmada como a jogadora mais eficiente do Nacional
17/12 - 18:38 - Americana x Ourinhos opõe 'baixinha' e pupila de Branca
16/12 - 20:02 - Após vitória em casa, Americana respira e ganha moral
15/12 - 22:01 - Americana vence Ourinhos no fim e adia decisão do título nacional
15/12 - 14:05 - Americana conta com torcida para reagir na final
15/12 - 13:20 - Grego ratifica permanência de Moncho e mira volta às Olimpíadas
-
Últimas de Esporte
- Cotado para ser titular, Eliandro espera retribuir confiança de Adílson
- Presidente do Atlético-MG "esnoba" dinheiro da Libertadores
- Grêmio deverá ter só reservas na partida final contra o Flamengo
- Definidos adversários do Brasil no Mundial de basquete feminino
- Após nova cirurgia, Soares inicia longa recuperação
- Sem arrependimento, Grafite prevê seriedade do Corinthians
- Adaílton diz que Neymar pode ser o melhor do mundo
- Chelsea desiste de Dí Maria e abre espaço para o City