iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Basquete

22/11 - 11:08

Líderes do Leste, Celtics atropelam; Mavs e Spurs mantêm reação

Com apenas duas derrotas, Boston só apresenta retrospecto inferior ao do Los Angeles Lakers na atual liga

Gazeta Esportiva

MINNESOTA (Estados Unidos) - Jogando dentro ou fora de casa, a cada rodada o Boston Celtics aumenta os números que os credenciam como a equipe que mais venceu na temporada 2008/09 da NBA. O 12º resultado positivo em 14 partidas realizadas veio nesta sexta-feira, quando a vítima da vez foi o Minnesota Timberwolves, que mesmo atuando em seu ginásio foi claramente batido pelo placar de 95 a 78.

Com apenas duas derrotas no campeonato até aqui – conhecidas diante de Indiana Pacers e Denver Nuggets –, os Celtics só apresentam retrospecto inferior ao do Los Angeles Lakers, que nesta sexta bateu os Nuggets para alcançar a décima vitória em 11 partidas.

Enfrentando uma das piores equipes da NBA (os Wolves ocupam a 13ª posição da Conferência Oeste), os atuais campeões da liga não encontraram grandes empecilhos para vencer, garantindo a vantagem no marcador especialmente no terceiro quarto, definido por 35 a 10.

Em partida na qual os sistemas defensivos se sobrepuseram aos ataques, os visitantes não tiveram um atleta espetacular em quadra. Desse modo o principal destaque foi Kevin Garnett, que voltou ao ginásio de Minnesota e ajudou o Boston a superar sua ex-equipe com 17 pontos e quatro rebotes. Paul Pierce, por sua vez, brilhou apenas no garrafão: dominou as ações por ali em 11 oportunidades, mas só anotou 12 tentos.

Ainda que tenham ficado com o cestinha da partida – Al Jefferson foi responsável por 23 pontos –, os Wolves pouco fizeram para sair da incômoda posição na tabela. Além do ala-pivô, o armador reserva Sebastian Telfair teve atuação razoável, com 13 unidades colecionadas.

Novas vitórias para Mavs e Spurs
Franquias muito acostumadas a freqüentar os playoffs da Conferência Oeste, Dallas Mavericks e San Antonio Spurs tiveram inícios de campanhas na época de 2008/09 bem abaixo das expectativas. Entretanto, ambos triunfaram sexta-feira e já encaixam seqüência de resultados que o colocam nas proximidades da zona de classificação à fase final da NBA.

Por terem enfrentado o fraco Memphis Grizzlies dentro de casa, os Mavs caminharam tranqüilamente para construir o resultado de 91 a 76, o que significou a quarta vitória seguida da equipe, nona colocada do Oeste. Já os Spurs também atuaram no Texas, porém diante do Utah Jazz, e conseguiram superar o forte rival, anotando o quatro triunfo em cinco partidas e avançando ao oitavo posto da conferência.

Entre as equipes texanas, a que vivia mais problemas eram os Mavs, que até quatro rodadas atrás apresentavam pífio histórico de sete derrotas nos nove jogos até então disputados.

De qualquer forma, a boa atuação diante dos Grizzlies serviu para coroar a reação do time que segue tendo Dirk Nowitzki como sua principal estrela: colecionou 21 pontos e dez rebotes nesta sexta. Além do ala alemão, também tiveram atuações regulares Jason Kidd (13 tentos e 13 rebotes) e Jason Terry (15 unidades e cinco assistências).

Pelos lados dos Spurs, o maior problema enfrentado para eles terem iniciado a temporada com cinco derrotas em sete confrontos foi a ausência de Manu Ginóbili, que ainda não entrou em quadra no campeonato. Para piorar, ao lesionado argentino se somou Tony Parker, que também por contusão está longe das quadras desde o início de novembro.

Mesmo sem contar com os dois destaques que só devem entrar em ação no próximo mês, o plantel comandado por Gregg Popovich vêm dando mostras de reação. Contra o Jazz, atual vice-líder do Oeste, novamente brilhou a estrela de Roger Mason, autor de 29 pontos.

Além do armador, o novato George Hill é outro que vem ganhando espaço devido aos problemas de Ginóbili e Parker – o atleta de 22 anos marcou mais 23 tentos. Sempre regular, Tim Duncan ainda contribuiu com 18 pontos e sete rebotes.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias