iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Basquete

22/07 - 15:44

Brasil adota monitoramento cardíaco em preparação
Responsável pela preparação física da equipe, João Nunes destaca a ajuda dada pelo sistema no planejamento dos treinos

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - A seleção brasileira feminina de basquete incluiu mais um item em sua preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Durante os treinamentos, as jogadoras têm sua freqüência cardíaca monitorada pelo Centro de Excelência Esportiva da Cenesp (Unifesp).

"Durante o treino, cada jogadora usa uma fita codificada que passa os dados para um receptor, que emite os dados para o computador. Usamos essa informação para comparar a intensidade do treinamento com a das partidas. Com isso, sabemos se a intensidade do treino condiz com a que o jogo precisa e ao mesmo tempo avaliamos o desenvolvimento das atletas durante as atividades", explica o coordenador do projeto Antonio Carlos Silva.

Responsável pela preparação física da equipe, João Nunes destaca a ajuda dada pelo sistema no planejamento dos treinos. "Com esses dados, vamos saber como dosar, de forma individualizada, o treinamento técnico e tático e adequar o treino para a maioria do grupo. O estudo nos permite compreender melhor o ritmo de treino".

A seleção brasileira está treinando em São Paulo até esta quarta-feira. Na manhã de quinta, o grupo embarca para a Austrália onde enfrentará a seleção local em dois amistosos.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias