iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Basquete

16/07 - 11:17

Seleção croata consegue mais um reforço estrangeiro
Croácia finalmente conseguiu convencer o atacante argentino Dario Cvitanich a defender a seleção croata

Trivela.com

ZAGREB (Croácia) - Cada vez mais as seleções nacionais buscam “reforços” mundo afora. Basta ver nas últimas competições importantes do futebol mundial a quantidade de atletas naturalizados. É como ter um olheiro com a função de buscar jogadores que tenham algum parentesco com o país. A mais recente “negociação” foi entre a federação croata (HNS) e o atacante argentino Dario Cvitanich.

Nascido em Baradero, uma província de Buenos Aires, em 16 de maio de 1984, Cvitanich possui um avô nascido na Croácia e tem passaporte croata. Formado nas categorias de base do Banfield, foi contratado pelo Ajax em abril, mas permaneceu no clube argentino até o final do último torneio Clausura.

Nos últimos anos, estava indeciso em defender o país onde nasceu ou a seleção de seus parentes, que o convidou oficialmente para se tornar “croata”. Nesta semana, optou pela segunda opção.

A decisão foi motivada pelo que aconteceu com o meia Daniel Bilos, hoje no Saint-Etienne, há três anos. Bilos também possui cidadania croata, apesar de ter nascido na Argentina. No entanto, escolheu defender a seleção porteña, algo que, na seqüência, provou-se ter sido uma péssima decisão, já que foi convocado apenas três vezes e nunca mais foi lembrado.

Cvitanich só fala espanhol e não sabe absolutamente nada da Croácia. Seu próprio nome não está grafado corretamente em croata – o correto, e como alguns veículos da imprensa do país já o tem chamado, é Cvitani?. Mesmo assim, certamente em breve, vergará a camisa xadrez da Hrvatska.

“A questão administrativa deve ser resolvida dentro de 14 dias”, afirmou Zorislav Srebric, secretário-geral da HNS. “Ele aceitou com entusiasmo nosso convite para atuar pela seleção. Ele é um grande jogador, marcou muitos gols no Clausura, não há dúvidas sobre sua qualidade. Cvitanich me disse que era o dia mais feliz de sua vida. Estou certo de que a comissão técnica ficará contente com a disponibilidade dele em atuar pela equipe”, completou Vlatko Markovic, presidente da federação.

O discurso parece mais de dirigentes de clube, do que propriamente de uma federação. A partir do momento em que, este tipo de ação é legal, não há nada a se questionar de maneira oficial. Cvitanich tem passaporte croata, nunca defendeu a Argentina e está apto a jogar pela Croácia. No entanto, não deixa de ser estranho uma seleção nacional ter dois jogadores que mal falam sua língua.

Sim, porque nesse elenco também está o brasileiro Eduardo da Silva, que se naturalizou croata após anos defendendo o Dinamo Zagreb, que o achou em um campeonato de favelas organizado pela CBF.

Sem dúvida, a seleção da Croácia fica ainda mais forte com a chegada de Cvitanich, que poderá formar a dupla de ataque justamente com Eduardo. Municiados por Modric, Kranjcar e Rakitic, terá um dos mais fortes setores ofensivos da Europa. Por mais que eles não se comuniquem muito bem

Copas européias

Liga dos Campeões – resultados dos jogos de ida da primeira fase

Valetta (Malta) 0x2 Artmedia Petrzalka (Eslováquia)

Inter Baku (Azerbaijão) 0x0 Rabotnicki (Macedônia)

Tampere United (Finlândia) 2x1 Buducnost Podgorica (Montenegro)

Dudelange (Luxemburgo) 0x1 Domzale (Eslovênia)

Dinamo Tirana (Albânia) 0x2 Modrica (Bósnia)

Linfield (Irlanda do Norte) x Dinamo Zagreb (Croácia)

Copa Intertoto – resultados dos jogos de volta da segunda fase (em negrito quem avançou)

Panionios (Grécia) 3 x 1 OFK Belgrado (Sérvia)

Sivasspor (Turquia) 1 x 0 Grbalj Radanovici (Montenegro)

Besa (Albânia) 0 x 3 Grasshoppers (Suíça)

Budapest Honved (Hungria) 0 x 2 Teplice (Rep. Tcheca)

Neftci (Albânia) 1 x 0 Germinal Beerschot (Bélgica)

Bnei Sachnin (Israel) 1 x 0 Renova (Macedônia)

Bohemians (Rep. Tcheca) 2 x 1 Riga (Letônia)

Nova Gorica (Eslováquia) 0 x 2 Chernomorets Burgas (Bulgária)

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias