iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Basquete

06/06 - 14:32, atualizada às 16:30 06/06

Nenê pede dispensa e está fora do Pré-olímpico
O ala/pivô Nenê também está fora do Torneio Pré-olímpico Mundial de basquete, na Grécia. Nesta sexta-feira, o jogador do Denver Nuggets encaminhou seu pedido de dispensa da equipe à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), apresentando comunicado assinado pelo ortopedista-chefe da franquia norte-americana, Steven M. Traina.

Gazeta Esportiva

Nele, o médico explica que o quadro clínico atual do atleta requer cuidados especiais e, diante disso, o jogador está fora da competição. O Pré-olímpico é a última possibilidade de classificação da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim e será realizado em julho, em Atenas.

No relatório, dr. Traina destaca que o jogador precisa de repouso para manter o tratamento. No início do ano, Nenê passou por uma cirurgia para remoção de um tumor no testículo.

De acordo com o médico, o local por onde foi feita a incisão apresenta ‘inflamação no tendão adutor da virilha direita’. A região é a mesma onde o atleta sofreu dois estiramentos, o que pode provocar o surgimento de uma hérnia inguinal.

Nenê, que segue um programa de recuperação definido pelos preparadores-físicos da equipe americana, permanece nos Estados Unidos e só chegará ao Brasil após liberação médica.

"Infelizmente, mais uma vez, vou ficar fora por problemas físicos, problemas médicos", lamenta o jogador. "Esta foi uma temporada bastante complicada para mim, não apenas do lado técnico, mas do lado emocional também. Foi desgastante demais passar pelo que eu passei, mas, com a ajuda do Senhor e com o carinho da minha família, dos meus companheiros, da minha equipe e dos meus fãs, encontrei forças para vencer a doença e poder voltar às quadras em pouco tempo".

Esta não é a primeira vez que a seleção perde o jogador. Depois do Pré-olímpico de Porto Rico, para os Jogos de Atenas-2004, Nenê afastou-se da equipe, alegando não concordar com a maneira como o basquete era gerenciado no país.

No ano passado, 'fez as pazes' com o sistema e integrou a equipe no Pré-olímpico de Las Vegas, no qual o Brasil não obteve a classificação. Apesar de integrando o grupo, Nenê não pode participar de todos os jogos porque sofreu um estiramento ainda na fase inicial do torneio.

"Gostaria muito de estar no Brasil e poder começar a treinar com a Seleção, fiquei muito chateado após Las Vegas, por não termos conseguido a vaga, mas continuo acreditando que é possível, que temos condições de voltar às Olimpíadas, porque temos um grupo de qualidade", avalia. "Torço muito para que o Brasil consiga a vaga, para que esteja em Pequim, e agradeço ao Moncho, a quem não conheço pessoalmente, pela compreensão e pelas palavras de apoio e força desde que assumiu a seleção brasileira".

Nenê é a segunda baixa confirmada da equipe. Na quarta-feira, o ala/pivô Anderson Varejão também pediu dispensa por motivos físicos.

O técnico Moncho lida ainda com a possibilidade de ficar sem Leandrinho Barbosa. Com problema no joelho direito, o jogador do Phoenix Suns poderá passar por cirurgia aumentando a lista de desfalques.

O grupo convocado para o Pré-olímpico apresenta-se a Moncho neste domingo. O treinador chegou ao Brasil na noite de quinta-feira e acompanha o treino desta sexta-feira da seleção brasileira que irá ao Sul-americano.

Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
[x] fechar