Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Villeneuve aumenta média dos ex-pilotos de F1 na Stock Car

Zonta, Burti, Pizzonia e Marques fizeram, juntos, 11 pontos na Fórmula 1. O canadense fez 235 e conquistou um título mundial

Rodrigo Vieira, iG São Paulo |

Neste domingo (7), cinco ex-pilotos de Fórmula 1 participarão da Corrida do Milhão da Stock Car, no circuito de Interlagos. Quatro são brasileiros: Ricardo Zonta, Luciano Burti, Antonio Pizzonia e Tarso Marques. Mas é o canadense Jacques Villeneuve o maior atrativo da prova em São Paulo.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Enquanto Zonta, Burti, Pizzonia e Marques estiveram na principal categoria do automobilismo mundial, apresentaram resultados pouco expressivos. Somados, os quatro têm 11 pontos durante os seus anos de F1 – com oito, Pizzonia foi quem teve a melhor passagem. Villeneuve, por sua vez, ultrapassou a marca dos 11 pontos já em sua terceira prova na categoria.

Depois de estrear em 1996 pela Williams com um vice-campeonato mundial, o filho do lendário Gilles Villeneuve alcançou, no ano seguinte, o título na F1 – o piloto é o único canadense a obter a conquista. Ao todo, além de um mundial, Villeneuve teve 11 vitórias, 23 pódios e 235 pontos na Fórmula 1.

Divulgação
Villeneuve desembarca em São Paulo para a Corrida do Milhão

Stock é um destino comum para ex-pilotos de F1

Na Corrida do Milhão de 2010, Christian Fittipaldi foi outro ex-F1 a participar da prova. Ao lado de Zonta, Pizzonia, Marques e Burti, Fittipaldi aparece em um extensa lista de ex-pilotos de Fórmula 1 a correr na Stock Car no Brasil.

Dentre eles, estão nomes como Chico Serra, Ingo Hoffmann, Enrique Bernoldi, Raul Boesel e Roberto Pupo Moreno. Este último, aliás, foi quem mais pontuou durante sua passagem na Fórmula 1, com 15 pontos ao todo. Pupo Moreno também conseguiu um pódio, no GP do Japão de 1990, quando ficou em segundo, atrás de Nelson Piquet.

Se a campanha desses pilotos na F1 foi apagada no geral, o mesmo não se pode dizer de suas participações na Stock Car. Muito pelo contrário. Dois deles, na verdade, foram grandes protagonistas da categoria.

Ingo Hoffmann, com 12 títulos, é o maior vencedor da história da Stock Car. Outro com ótimo retrospecto na categoria é o tricampeão Chico Serra, que ganhou em 1999, 2000 e 2001.

A Corrida do Milhão acontece neste domingo (7), às 11h.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG