Com temporal, piloto ultrapassa Thiago Camilo no fim e recebe bandeirada com carro de segurança na pista

Divulgação
Átila Abreu foi o vencedor da etapa gaúcha da Stock Car
Átila Abreu venceu a etapa do Velopark da Stock Car deste domingo (15) ao ultrapassar Thiago Camilo assim que um temporal caiu na pista de Nova Santa Rita, nas últimas voltas da prova. Camilo até conseguiu recuperar a ponta, mas o safety car já havia sido acionado por conta da chuva e o piloto foi obrigado a devolver a liderança.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Assim, Thiago Camilo terminou em segundo, seguido por Ricardo Maurício, Felipe Maluhy e Marcos Gomes. Duda Pamplona encerrou em sexto e Cacá Bueno foi o sétimo, depois de rodar quando perseguia Maurício no início do temporal. Popó Bueno, Diego Nunes e Giuliano Losacco completaram os dez primeiros.

Confira como foi a etapa do Velopark da Stock Car:

Com a pista úmida, a corrida começou com o pole position Cacá Bueno sendo bastante pressionado por Átila Abreu. O paulista até abriu para tentar a ultrapassagem, mas acabou perdendo posições ao ser ultrapassado tanto por Julio Campos quanto por Ricardo Maurício. Campos, aliás, fez um grande início de prova ao largar em 11º e assumir a segunda colocação na marra. Isto é, em meio a toques que desequilibram o carro.

Se Júlio Campos conseguiu avançar na primeira volta, o mesmo não aconteceu com Luciano Burti e Marcos Gomes, que perderam uma série de posições mesmo largando na segunda fila. Quem também não teve sorte foi Max Wilson, então líder do campeonato, que, precisando fazer uma corrida de recuperação, abandonou logo na terceira volta depois de uma batida.

Por conta de outro incidente, envolvendo o aniversariante Allam Khodair e Nonô Figueiredo, o safety car foi acionado pela primeira vez pois Nonô ficou parado na pista. Na nona volta, a pista foi liberada e os pilotos começaram a ir aos boxes para o reabastecimento obrigatório. Na pista, Abreu conseguiu retomar a terceira colocação de Júlio Campos, enquanto Tuka Rocha tomava era punido com um drive-through por atitude anti-desportiva, e o capô de Alceu Feldmann voava em plena reta.

No 16º giro, pressionado por Ricardo Maurício, Cacá Bueno foi aos boxes seguido de perto pelo rival. A equipe RC trabalhou melhor e o paulista conseguiu voltar na frente. No entanto, a tática de parar antes se mostrou mais acertada e tanto Cacá quanto Maurício retornaram atrás de Thiago Camilo, o melhor colocado entre aqueles que já haviam feito a parada. Na liderança da corrida estava Eduardo Leite.

Por algumas voltas, Camilo, Maurício e Abreu brigaram na pista, mas aos poucos o piloto da RCM conseguiu se distanciar dos outros dois. Um pouco mais atrás, os pilotos da Full Time não tinham um dia de sorte. Primeiro Felipe Maluhy danificou o capô do carro de Xandinho Negrão depois de um toque e, em seguida, Marco Gomes rodou após ultrapassar Cacá Bueno.

Na volta seguinte, Átila ultrapassou Ricardo Maurício e assumiu a terceira colocação, pouco antes de herdar o segundo posto devido à parada do então líder Claudio Ricci, pouco antes da nova entrada do safety car por conta do carro parado de Rodrigo Sperafico. O novo primeiro colocado era Thiago Camilo.

Com a bandeira verde, Daniel Serra tentou ultrapassar Júlio Campos e acabou sendo tocado pelo adversário. Serra foi parar na barreira de pneus e acabou deixando a corrida, enquanto Campos foi desclassificado.

Quando Camilo parecia ir tranquilo para a bandeirada, um temporal atingiu o Velopark nas voltas finais da prova, permitindo que Átila se aproximasse do líder e, na sequência, assumisse a primeira colocação da corrida. Duas curvas depois, Camilo conseguiu recuperar a liderança, mas o safety car tinha acabado de ser acionado pois a direção de prova entendeu que a pista não tinha condições de corrida.

Thiago Camilo devolveu a ponta para Átila Abreu, que recebeu a bandeira quadriculada pela segunda vez seguida, depois de ter vencido também em Ribeirão Preto. Camilo terminou em segundo e Ricardo Maurício foi o terceiro depois de aguentar a pressão de Cacá Bueno durante a chuva. O carioca, por sua vez, acabou rodando e terminando em sétimo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.