Australiano liderou os três treinos livres em Barcelona, mas perdeu a pole position para o italiano

O italiano Marco Simoncelli, da Gresini Honda, desbancou o favorito Casey Stoner, da Honda, e conquistou a pole position com o tempo de 1min42s413 nos últimos instantes do treino classificatório para o GP da Catalunha, neste sábado (4). Em sua segunda temporada na MotoGP, o piloto vai largar na frente do grid pela primeira vez, na prova que será disputada no domingo (5), às 9h.

Em 2011, Stoner dominou os sábados da categoria. Ficou com a pole em três das quatro etapas disputadas até então: Catar, França e Espanha. Em Portugal, o primeiro do grid foi o atual campeão Jorge Lorenzo. Após liderar os três treinos livres de Barcelona, ele conseguiu o tempo de 1min42s429 e vai largar na segunda colocação.

Simoncelli deu 26 voltas no treino classificatório e só conseguiu superar o rival na penúltima tentativa. Lorenzo, por sua vez, precisou de todas as voltas para garantir o terceiro lugar no grid, seguido pelo norte-americano e companheiro de equipe Ben Spies. Também italiano, Andrea Dovizioso, da Honda, foi quinto.

O britânico Cal Crutchlow, estreante na categoria, ficou em sexto, mais uma vez à frente do multicampeão italiano Valentino Rossi, o sétimo. Em todos os grids de largada da temporada, o piloto da Yamaha Tech 3 superou o da Ducati. Constatando o mau momento da equipe italiana, Nicky Hayden foi apenas oitavo.

As motos largam às 9h da manhã deste domingo (5) .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.