Olivier Pain se perde no caminho entre Salta e Tucumán e despenca de primeiro para quinto, deixando liderança para David Casteu. Peterhansel segue na frente entre os carros

O oitavo dia de Rally Dakar apresentou algumas mudanças de última hora. Na manhã deste sábado (12), a organização decidiu que as especiais de motos, carros e quadriciclos seriam encurtadas e a de caminhões cancelada. O motivo é a chuva que caiu em Salta antes do percurso rumo à cidade de San Miguél de Tucumán.

Leia também: Piloto francês de 25 anos morre após acidente no Rally Dakar

O dia foi marcado por vários imprevistos com os pilotos nas motos. Olivier Pain, que vinha na liderança, se perdeu e terminou o dia apenas na 78ª posição e despencou para quinto na classificação geral, que agora tem a liderança de David Casteu, o sexto neste sábado. A etapa foi vencida pelo espanhol Joan Bort Barreda.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

David Casteu agora é o novo líder entre as motos
Getty Images
David Casteu agora é o novo líder entre as motos

Favorito, Cyril Després se recuperou e pulou de quinto para a segunda colocação geral entre as motocicletas. O brasileiro Jean Azevedo foi outro que enfrentou problemas e teve seu pior dia, na posição de 103º, caindo para 33º no geral.

A disputa entre os carros acabou sendo interrompida quando apenas cinco pilotos tinham cruzado a linha de chegada, por causa da chuva nos últimos 30 quilômetros da bateria, e gerou grande indefinição. A organização não divulgou como ficou a classificação e deve decidir o resultado da etapa no domingo. Oficialmente, entre os que terminaram a prova deste sábado o melhor tempo foi de Guerlain Chicherit, e Stéphane Peterhansel segue na liderança.

Nos quadriciclos, a etapa deste sábado foi vencida por Sarel van Biljon, da África do Sul. A liderança, porém, ainda continua com o argentino Marcos Patronelli.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

No domingo (13), os pilotos terão o único dia de descanso do Dakar. Na segunda-feira (14), partirão de Tucumán rumo à cidade de Córdoba.

Motos

1º - David Casteu (FRA/Custeau Yamaha)
2º - Cyril Després (FRA/Red Bull KTM)
3º - Ruben Faria (POR/KTM Red Bull)
4º - López Contardo (CHI/Tamarugal Honda)
5º - Olivier Pain (FRA/Yamaha)
33º. Jean Azevedo (BRA/Brasil Dakar KTM)

Quadriciclos

1º - Marcos Patronelli (ARG/Yamaha Argentina)
2º - Ignacio Nicolás Casale (CHI/Autogasco Yamaha)
3º - Sarel van Biljon (AFS/Memotours E-ATV)
4º - Rafael Sonik (POL/Poland Yamaha)
5º - Sebastián Palma (CHI/XXC Can-AM)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.