País vai estrear no calendário da categoria em 2012

selo

A China vai estrear no calendário da IndyCar em 2012. A realização da etapa chinesa foi confirmada nesta quinta-feira (10) pela organização da categoria. Marcada para o dia 19 de agosto, no circuito de rua na cidade litorânea de Qingdao, ela irá substituir a prova do Japão, que deixará de fazer parte do campeonato a partir da próxima temporada.

Leia também: Franchitti correrá prova em homenagem a Wheldon

O calendário completo da Indy para a próxima temporada ainda não foi divulgado. Mas já está definido o fim da etapa do Japão, que aconteceu nos últimos nove anos no circuito de Motegi, por causa da falta de acordo financeiro. Assim, a China entra na programação para manter a categoria na Ásia - para isso, Qingdao irá construir um circuito de rua.

Circuito do Anhembi, um dos quatro disputados fora dos EUA na Indy
Divulgação
Circuito do Anhembi, um dos quatro disputados fora dos EUA na Indy
Apostando, portanto, no atrativo mercado chinês, Qingdao receberá a quarta etapa fora dos Estados Unidos que já está confirmada para a próxima temporada da Indy. Uma delas é a corrida do Brasil, que acontecerá novamente no circuito de rua do Anhembi, no dia 29 de abril, em São Paulo - as outras duas são em Toronto e Edmonton, ambas no Canadá.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

O calendário de 2012 da Indy, no entanto, ainda tem algumas lacunas. A principal delas é a utilização de circuitos ovais como o de Las Vegas, onde aconteceu a última etapa da temporada deste ano e um acidente com 15 carros provocou a morte do piloto inglês Dan Wheldon . Existe uma investigação para avaliar o risco desse tipo de pista - Texas tem uma igual.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.