Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google

Na reta final, Indy tem Will Power e Helio Castroneves como favoritos ao título

Pilotos da Penske também disputam com Ryan Hunter-Reay e Scott Dixon, vencedor em Mid-Ohio, para a conquista do campeonato. Tony Kanaan corre por fora nas 3 últimas provas

Bruno Gecys - iG São Paulo |

Depois da vitória de Scott Dixon na etapa da Mid-Ohio,  a Indy se aproxima agora da reta final do campeonato de 2012. Com três provas restantes no calendário, quatro candidatos se apresentam como os favoritos para ficar com o título: Will Power, Ryan Hunter-Reay, Helio Castroneves e o próprio Dixon, vencedor da última prova.

Leia também: Decepcionado, Rubinho diz que pode mudar de equipe na Indy

Com a segunda colocação alcançada em Mid-Ohio, Power assumiu a liderança do campeonato, com 379 pontos. O australiano de 31 anos busca o seu primeiro título na categoria, depois de ser vice-campeão nas duas últimas temporadas. Já venceu três vezes neste ano, todas em circuitos mistos ou de rua, seus favoritos.

Desde 2008, seu ano de estreia, Power sempre mostrou melhores resultados neste tipo de circuitos do que em ovais. Como apenas uma das próximas três corridas é em circuito oval, o australiano da Penske tem grandes chances de chegar a seu primeiro título na categoria.

Quem liderava o campeonato até a última prova era Ryan Hunter-Reay. Porém, um choque com Takuma Sato atrapalhou sua prova, deixando o piloto de 31 anos na 23ª posição da corrida. O piloto da Andretti soma 374 pontos na vice-liderança e é o único americano dos quatro primeiros colocados da classificação.

Esta tem sido a melhor temporada da carreira de Hunter-Reay. A sequência de três vitórias seguidas em Milwaukee, Iowa e Toronto deixou o piloto com grandes chances de título. Suas melhores participações em campeonatos da Indy haviam sido dois sétimos lugares, conquistados nas duas temporadas passadas.

O terceiro colocado da competição é Helio Castroneves. Companheiro de Power na Penske, o brasileiro também busca seu primeiro título na Indy. Neste ano, Helinho venceu em São Petersburgo e em Edmonton , e já soma 353 pontos. No fim de semana da última corrida, Castroneves teve problemas: sofreu um acidente durante os treinos livres , teve de trocar o motor, foi punido em dez posições no grid de largada e terminou a prova em 16º , longe dos líderes.

O brasileiro de 37 anos tem dois segundos lugares nas temporadas de 2002 e 2008 como suas melhores colocações em campeonatos. Apesar de nunca ter chegado ao título, Castroneves já venceu três vezes a tradicional prova das 500 Milhas de Indianápolis e pode usar sua experiência em ovais na última prova, em Fontana, para ser a chave de um inédito título.

Getty Images
Scott Dixon está de volta à briga com a vitória em Mid-Ohio

Quem entrou na briga pelo título depois da vitória em Mid-Ohio foi Dixon. O neozelandês da Ganassi é o único dos principais concorrentes que já conseguiu vencer o campeonato. O piloto de 32 anos tem dois títulos, conquistados nas temporadas de 2003 e 2008. Com a última vitória, chegou aos 351 pontos, dois a menos que Castroneves.

Pouco abaixo na classificação, aparecem James Hinchcliffe, com 316 pontos, Simon Pagenaud, com 311, e Tony Kanaan, com 307. Dario Franchitti, atual tricampeão da categoria, tem 271 pontos e ocupa a 8ª posição do campeonato. Outro brasileiro no campeonato, Rubens Barrichello tem 215 pontos e ocupa a 17ª posição.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A próxima etapa da Indy será em Sonoma, na California, no dia 26 de agosto. As provas de Baltimore, em 2 de setembro, e no oval de Fontana, em 15 de setembro, serão as últimas do calendário 2012 da Indy.

Veja como está a classificação do campeonato a três provas do fim:

1– Will Power (AUS) – Penske - 379
2– Ryan Hunter-Reay (EUA) – Andretti - 374
3– Helio Castroneves (BRA) – Penske - 353
4– Scott Dixon (NZL) – Ganassi - 351
5– James Hinchcliffe (EUA) – Andretti - 316
6– Simon Pagenaud (FRA) – Schmidt-Hamilton - 311
7– Tony Kanaan (BRA) – KV Racing - 307
8– Dario Franchitti (GBR) – Ganassi - 271
17– Rubens Barrichello (BRA) – KV Racing - 215

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG