Tamanho do texto

Ao contrário da Fórmula 1, as categorias apresentam grande disputa nesta reta final. Decisões começam neste domingo

Com seis etapas para o fim do Mundial de Fórmula 1 , o campeonato está praticamente definido: Sebastian Vettel, da Red Bull, tem 112 pontos de vantagem para Fernando Alonso, vice-líder, e já pode ficar com o bicampeonato no Grande Prêmio de Cingapura , próxima etapa do calendário, no dia 25 de setembro. O cenário da F1, porém, contrasta com o de outras categorias importantes.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Vencedor da Corrida do Milhão, Thiago Camilo lidera o campeonato da Stock Car
Divulgação
Vencedor da Corrida do Milhão, Thiago Camilo lidera o campeonato da Stock Car
A Fórmula Indy é o melhor exemplo. Faltando três corridas para o fim do campeonato, a diferença entre o líder, Dario Franchitti, e o segundo colocado, Will Power, é de apenas cinco pontos (507 x 502). Vale lembrar que uma vitória na categoria vale 50 pontos, o dobro da F1. Isso faz com que o título esteja aberto matematicamente para outros dois competidores: Scott Dixon e Oriol Servià. Mas a chance de ambos é mínima e a disputa é de fato entre Franchitti e Power.

Neste fim de semana acontece a etapa de Motegi, no Japão – 1h de domingo (18), Horário de Brasília. Power, da equipe Penske, vem embalado com duas vitórias consecutivas. Já Franchitti, da Ganassi, não ganha faz cinco provas. Será a última etapa fora dos Estados Unidos – as duas últimas acontecem em Kentucky e em Las Vegas.

Outra categoria com o campeonato ainda em aberto é a MotoGP . Casey Stoner, da Honda, lidera o Mundial com 259, contra 224 de Jorge Lorenzo, da Yamaha. A diferença é bastante considerável, já que uma vitória vale 25 pontos. Mas, como ainda faltam cinco etapas para o fim da competição, uma virada é possível.

Para Lorenzo ficar com o bicampeonato, ele terá de torcer para o retrospecto de Stoner cair consideravelmente. Das 13 corridas disputadas até agora, o australiano subiu ao pódio em 12. São sete vitórias, um segundo lugar, quatro terceiros e apenas um abandono. A próxima etapa da temporada acontece neste domingo (18), às 9h (Brasília), em Aragón, na Espanha. Após essa corrida, serão realizadas ainda provas no Japão, na Austrália, na Malásia, e, para encerrar, em Valência, no dia 6 de novembro.

Stock Car também tem disputa emocionante

Outra categoria que contará com intensa disputa dos pilotos na reta final é a Stock Car . A Super Final da competição brasileira terá início neste domingo (18), com prova em Santa Cruz do Sul, às 11h30. Thiago Camilo, da RCM Motorsport, com a melhor campanha na categoria até agora, leva para os playoffs 225 pontos. Segundo colocado, Max Wilson, da Eurofarma RC, vai para a fase final com cinco a menos.

Além dos dois, a Super Final conta ainda com mais oito pilotos: Átila Abreu (216 pontos), Cacá Bueno (214), Ricardo Maurício (212), Popó Bueno (210), Marcos Gomes (209), Luciano Burti (208), Daniel Serra (207) e Allam Khodair (206). Depois da etapa gaúcha, os pilotos ainda disputarão outras três corridas, em Londrina, em Brasília e em Nova Santa Rita.

Vencedor da Corrida do Milhão, Thiago Camilo lidera o campeonato da Stock Car
Divulgação
Vencedor da Corrida do Milhão, Thiago Camilo lidera o campeonato da Stock Car
Se levarmos em consideração a temporada passada, a disputa tem tudo para ser emocionante até o final. Em 2010, na última etapa, em Curitiba, quatro pilotos ainda brigavam pelo título: Max Wilson, Cacá Bueno, Allam Khodair e Ricardo Maurício, todos entre os dez melhores deste ano.

Na ocasião, Wilson só dependia de uma vitória para conquistar a taça inédita. Em uma prova chuvosa e emocionante, o piloto, que estava com dificuldade na visibilidade da pista, ficou apenas em oitavo, mas conseguiu sair campeão por conta da sétima posição de Cacá Bueno. O piloto da Red Bull não conseguiu pontos suficientes e deixou o título escapar.

Veja a programação das corridas deste fim de semana:

Indy - Etapa de Motegi (JAP)
Classificatório: Sábado (17/9), 3h
Corrida: Domingo (18/9), 1h

MotoGP - Etapa de Aragón (ESP)
Classificatório: Sábado (17/9), 8h55
Corrida: Domingo (18/0), 9h

Stock Car – Etapa de Santa Cruz do Sul
Classificatório: Sábado (17/9), 11h40
Corrida: Domingo (18/9), 11h30

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.