Tamanho do texto

Faltando duas provas para o fim da temporada, Grosjean já é campeão. Razia, van der Garde e Bianchi também brigam por vaga em 2012

A temporada 2011 da GP2 está perto de seu fim. Restam apenas duas etapas, que serão realizadas em 10 e 11 de setembro no circuito italiano de Monza. Embora o campeonato ainda não tenha terminado, o campeão deste ano é conhecido: Romain Grosjean, da Dams , que alcançou o feito após a segunda prova na Bélgica, no último fim de semana.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Romain Grosjean, campeão da GP2 e candidato a uma vaga na Lotus Renault em 2012
Divulgação
Romain Grosjean, campeão da GP2 e candidato a uma vaga na Lotus Renault em 2012

Desde que começou a ser disputada, a GP2 virou uma espécie de escola para a Fórmula 1 . Dos 24 atuais pilotos no grid da principal categoria do automobilismo, 11 passaram por lá. Destaques para Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Timo Glock e Pastor Maldonado, que já foram campeões na categoria preparatória.

Agora que - com 5 vitórias conquistadas em 16 etapas - faz parte desse rol, Grosjean deseja se juntar a esse grupo e aguarda por mais uma oportunidade na F1. Em 2009, ele participou das sete últimas corridas da temporada pela Renault e obteve como melhor resultado a 13ª colocação no Brasil.

Em 2012, Grosjean tentará voltar à F1 pela própria Renault ou por alguma outra escuderia. Ao final de julho, Eric Boullier, chefe de equipe da Lotus Renault, afirmou que três escuderias estariam interessadas no trabalho do francês para os próximos mundiais. Posteriormente, o time de Boullier reiterou o desejo de contar com o atual campeão da GP2, mas a vaga para substituir Nick Heidfeld ficou com Bruno Senna .

Reprodução
Luiz Razia, que corre a temporada da GP2 pela Air Asia, já é piloto de testes da Team Lotus, mas busca uma vaga de titular para 2012
Apesar de nunca ter havido um brasileiro como campeão da GP2, três pilotos passaram perto desse feito. Nelsinho Piquet, em 2006, Lucas di Grassi, em 2007, e Bruno Senna, em 2008, foram vice-campeões da categoria. Neste ano, o único que representa o Brasil é Luiz Razia, que corre pela Air Asia .

Atualmente piloto de testes da Team Lotus na F1, o baiano tem 19 pontos e está na 12ª posição da GP2. Ao todo, conseguiu dois pódios e uma pole position, conquistada na Hungria. Vale ressaltar também que o brasileiro testou a Team Lotus no GP da China e ainda fará mais dois testes na Fórmula 1 nesta temporada. Seu parceiro de equipe na GP2, Davide Valsecchi, sétimo na classificação, também faz companhia na mesma escuderia de F1 como piloto de testes.

Outro que se destacou na temporada e está sendo sondado por equipes da F1 é Giedo van der Garde. O holandês atua na GP2 desde 2009 e é o atual vice-líder do campeonato, correndo pela Addax. Garde tem cinco pódios neste ano e chama a atenção de escuderias da F1. Há boatos de que a Williams está interessada no competidor de 26 anos para substituir Rubens Barrichello . O piloto também atrai por carregar um bom patrocinador.

Mais um que chama atenção é Esteban Gutiérrez. O mexicano pretende seguir os passos de seu compatriota Sergio Pérez, que, após conquistar o vice-campeonato da GP2 no ano passado, foi convocado pela Sauber e hoje é piloto principal da equipe. Gutiérrez tem 20 anos e em 2010 foi campeão da GP3. Nesta temporada, conquistou uma vitória em sua campanha pela tricampeã Lotus ART e é o 14º colocado, com 14 pontos. Com espaço na Sauber, o jovem piloto fará testes com o bólido da equipe na Itália neste final de semana.

O parceiro do mexicano na Lotus ART também é considerado nome de prestígio na F1. Jules Bianchi venceu apenas uma prova este ano, em Silverstone , e é terceiro na classificação, mesma posição que finalizou a temporada passada. O francês também é nome cotado para pilotar pela Williams na próxima temporada, além de ter exclusividade como piloto de testes na Ferrari.

É neste cenário de jovens e talentosos pilotos visando a Fórmula 1 que se encerra a temporada da GP2. É possível que, em 2012, alguns destes competidores estejam competindo na principal categoria do automobilismo mundial. Vale a pena ficar de olho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.