Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Vettel pode entrar para grupo de campeões com grande antecipação

Se levar o título domingo, alemão se iguala a Mansell, que comemorou em 1992 faltando 5 GPs para o fim. Só Schumacher foi melhor

iG São Paulo |

Getty Images
Schumacher comemora o título após vencer o GP da França de 2002. Alemão foi campeão faltando seis corridas para o fim, recorde que dura até hoje
No Grande Prêmio de Cingapura, que será disputado neste domingo (25), às 9h (de Brasília), Sebastian Vettel pode igualar Nigel Mansell em um considerável feito na Fórmula 1: garantir o título faltando ainda cinco corridas a serem disputadas na temporada. Em toda a história da categoria, só Michael Schumacher superou a marca – em 2002, o heptacampeão mundial levantou o troféu com seis provas de antecedência.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Naquela temporada, que teve 17 corridas, o domínio de Schumacher chamou a atenção: o alemão venceu 11 delas, foi segundo cinco vezes e terceiro na outra. O triunfo que lhe garantiu o título veio no Grande Prêmio da França, 11ª etapa do campeonato. Ao chegar em primeiro naquela corrida, o heptacampeão mundial garantiu seu quinto título ao vencer a oitava das 11 primeiras corridas do ano. Com o campeonato garantido, ele ainda venceu mais três das seis provas restantes.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

O feito já é inalcançável para Vettel em vários aspectos. Além de não poder ser campeão com seis provas de antecedência, o líder do Mundial de Pilotos não vai terminar a temporada indo ao pódio em todas as corridas, já que o alemão que guia pela Red Bull terminou o Grande Prêmio da Alemanha na quarta colocação. Como base de comparação, Vettel venceu seis das 11 primeiras provas deste ano.

Se a marca de Schumacher já está fora das possibilidades de Vettel, o alemão briga para igualar o feito de Nigel Mansell. Em 1992, ao chegar em segundo no Grande Prêmio da Hungria, 11ª etapa daquele campeonato, o britânico conquistou o único título de sua carreira quando ainda faltavam cinco corridas para o fim da temporada – o campeonato daquele ano tinha 16 etapas.

AP
Sebastian Vettel comemora após vencer o GP da Itália. Alemão pode igualar marca de Mansell
Adicionando Mansell à comparação, o britânico também venceu oito das 11 primeiras corridas do ano, empatando com Schumacher. Os dois, portanto, começaram a temporada de maneira mais dominante do que Vettel.

Depois do título, no entanto, ambos caíram de produção. Mansell conquistou 67,5% dos pontos de 1992, enquanto Schumacher obteve 84,7% da pontuação máxima possível em 2002. Por enquanto, Vettel acumulou 87,38% dos pontos que poderia conquistar neste campeonato. Se mantiver o ritmo após o título, poderá se tornar o piloto com o melhor aproveitamento da história da Fórmula 1.

AP
Sebastian Vettel comemora após vencer o GP da Itália. Alemão pode igualar marca de Mansell

Em 2010, Vettel era 3º

Se nesta temporada Vettel dominou todo o campeonato, em 2010 foi diferente. Nesta mesma altura do ano passado, quando ainda restavam seis corridas pela frente, o alemão era o terceiro colocado no Mundial, com 31 pontos a menos do que o então líder Lewis Hamilton. O título foi conquistado apenas na última corrida, com quatro pontos de vantagem em relação a Fernando Alonso.

Com seis corridas para disputar em 2010, Alonso era o quinto, mas estava a apenas 41 pontos do primeiro. Hoje, o espanhol é segundo, mas tem 112 pontos a menos do que Vettel.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 em Cingapura*:

Sexta-feira, 23 de setembro
1º treino livre: 7h
2º treino livre: 10h30

Sábado, 24 de setembro

3º treino livre: 8h
Classificatório: 11h

Domingo, 25 de setembro

Grande Prêmio de Cingapura: 9h

* Sempre pelo horário de Brasília

[]

Leia tudo sobre: Sebastian VettelF1Michael SchumacherNigel Mansell

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG