Último piloto com início de temporada tão dominante nos classificatórios foi Hakkinen, campeão naquele ano

Neste sábado (7), em Istambul, Sebastian Vettel conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Turquia , que acontece no domingo (8). Será a quarta vez em quatro corridas no ano que o piloto da Red Bull largará na pole. Com isso, o alemão assegura o melhor início em classificatórios desde a temporada de 1999.

Siga o iG Automobilismo no Twitter .

Há 12 anos, Mika Hakkinen, então piloto da McLaren, largou na frente nas cinco primeiras corridas do campeonato. Venceu duas destas provas e acabou a temporada como campeão, com 76 pontos - dois à frente de Eddie Irvine, que na época corria pela Ferrari.

Em 2000, o finlandês mais uma vez começou bem e conseguiu três poles nas primeiras provas do ano. Desde então, apenas Michael Schumacher teve um início de temporada tão dominante nos treinos classificatórios: pela Ferrari, o heptacampeão largou na pole position nas três primeiras corridas do ano em duas ocasiões, 2001 e 2004.

Jenson Button, pela extinta Brawn, em 2009, e Sebastian Vettel, já pela Red Bull, no ano passado, saíram na frente nas duas primeiras provas do ano. Nas demais temporadas desde 1999, nenhum piloto conseguiu começar o campeonato com duas poles seguidas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.