Tamanho do texto

Aos 24 anos, piloto detona recordes históricos da categoria. Outros devem cair em breve

 Com apenas 24 anos, Sebastian Vettel já entrou para a história da Fórmula 1 . O terceiro lugar conquistado no Grande Prêmio do Japão deste domingo (9) deu ao alemão o título desta temporada , com quatro provas de antecedência, e ele se tornou o piloto mais jovem a ser bicampeão mundial na categoria , com 24 anos e três meses.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Mas esse não foi o primeiro recorde estabelecido por Vettel. Desde 2007, quando estreou na F1 com apenas 19 anos, ele já atingiu marcas impressionantes. Logo em seu primeiro GP, nos Estados Unidos, o alemão se tornou o piloto mais novo a pontuar em uma prova, chegando na 8ª colocação. Também foi o mais jovem a conquistar uma pole position e vencer uma corrida de F1, no GP da Itália de 2008, com 21 anos.

A marca mais importante, porém, veio no ano passado , ao se tornar o piloto mais novo a ganhar o título do Mundial, com 23 anos e 134 dias. Além de Vettel, Lewis Hamilton foi o único piloto a ser campeão com menos de 24 anos.

Ao alcançar o bicampeonato, Vettel bateu o recorde de Fernando Alonso, que, em 2006, venceu seu segundo título consecutivo com apenas 25 anos - o mais jovem a conseguir esse feito até então.

Com um domínio absoluto na atual temporada - 12 pole positions, 14 pódios e 9 vitórias - e a quatro provas do fim, Vettel ainda tem chances de superar outras marcas históricas. Schumacher possui o recorde de subir ao pódio mais vezes em uma temporada - em 2002, ele somou 17 pódios, não ficando de fora sequer uma vez.

Se conquistar mais duas poles neste ano, Vettel pode alcançar outro recorde, de Nigel Mansell, que largou na frente 14 vezes em 1992. Ele ainda tem chances de se tornar o piloto com o melhor aproveitamento da história da Fórmula 1, se superar os 84,7% de Schumacher em 2002. Até este momento, o piloto da Red Bull conquistou 86,4% dos pontos possíveis do campeonato.

Com 19 vitórias, 27 poles e 33 pódios já somados na carreira, Vettel ainda tem muito tempo para quebrar ainda mais recordes e se tornar um dos maiores campeões da história .

Confira a seguir fotos da temporada de Sebastian Vettel: