Com essa idade, campeões como Alonso, Button, Fittipaldi, Hamilton e Schumacher tinham menos conquistas que o alemão

Sebastian Vettel completa neste domingo (3) 24 anos com muito para comemorar. Da metade de 2010 para cá, o alemão se estabeleceu como um dos principais nomes da Fórmula 1 : conquistou o título mundial no ano passado e caminha a passos largos para comemorar o bicampeonato nesta temporada .

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Até aqui, são seis vitórias, dois segundos lugares e sete poles em oito corridas no ano. Na única prova em que não largou na frente, o alemão saiu na segunda posição. Números impressionantes que deixam o piloto da Red Bull em situação folgada no Mundial de Pilotos , com 77 pontos de vantagem sobre os vices-líderes, Jenson Button e Mark Webber. Isso significa que Vettel poderia ficar sem correr os próximos três GPs que ainda assim manteria a ponta.

O domínio impressiona se levada em conta a idade do piloto. Sua trajetória na F1 começou há apenas cinco anos: em 2006, ano em que foi vice-campeão da Fórmula 3 europeia e trabalhou como piloto de testes da Sauber. Mas a primeira demonstração de talento viria na temporada seguinte.

O atual campeão do mundo estreou na F1 pela Sauber no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2007, em substituição ao então lesionado Robert Kubica. Logo em sua primeira prova, Vettel cruzou a linha de chegada em oitavo e tornou-se o mais jovem piloto da história da categoria a pontuar. Uma série de outros recordes ainda estava por vir .

Vettel se tornou também o mais jovem piloto a vencer uma corrida e a sagrar-se campeão do mundo na F1. Neste ano, o piloto da Red Bull ainda tenta alcançar outras marcas históricas . Schumacher possui o recorde de vitórias em uma temporada, 13, e de pódios, 17. As 14 poles de Nigel Mansell em 1992 colocam o britânico na história. Será Vettel capaz de desbancá-los?

O certo é que o alemão está cada vez mais próximo de se tornar o mais jovem bicampeão da história da F1 – além de Vettel, Lewis Hamilton foi o único piloto a conquistar um título mundial com menos de 24 anos ( confira tabela abaixo ).

Aos 24 anos, Vettel pode assegurar seu segundo título em uma idade em que gênios como Ayrton Senna, Alain Prost e Nelson Piquet ainda eram desconhecidos na categoria. Nenhum destes três pilotos disputou um Grande Prêmio de Fórmula 1 com menos de 24 anos.

Mesmo com relação a grandes campeões que começaram cedo na Fórmula 1 – como Michael Schumacher, Fernando Alonso e Emerson Fittipaldi – os números de Vettel impressionam.

Confira a seguir o quadro comparativo do jovem alemão com outros nomes importantes da F1 até o dia do 24º aniversário:

Piloto GPs disputados Títulos Vitórias Poles Pódios
Sebastian Vettel 70 1 16 22 27
Jenson Button 66 0 0 0 0
Fernando Alonso 63 0 7 7 17
Lewis Hamilton 35 1 9 13 22
Michael Schumacher 22 0 1 0 8
Emerson Fittipaldi 5 0 1 0 1
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.