Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Vettel abandona e abre espaço para Hamilton vencer em Abu Dhabi

Alemão não terminou uma corrida pela primeira vez na temporada. Massa é quinto, Barrichello 12º e Senna, 16º

iG São Paulo |

Neste domingo (13), Lewis Hamilton aproveitou-se do primeiro abandono de Sebastian Vettel na temporada para vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O alemão, que largou na pole position, teve problemas com seu pneu traseiro direito logo na primeira volta da corrida, abrindo espaço para a terceira vitória do piloto britânico da McLaren em 2011.

Veja também: Confira todos os detalhes do Grande Prêmio de Abu Dhabi

Fernando Alonso terminou a prova em segundo, seguido por Jenson Button, que completou o pódio. O britânico conseguiu recuperar a terceira colocação de Mark Webber nas voltas finais – o australiano foi prejudicado por uma estratégia ruim da Red Bull nos pit stops.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Felipe Massa chegou a brigar pela quarta colocação no fim, mas um erro em uma curva tirou suas chances de conseguir roubar a posição de Webber depois da última parada do australiano.

Rubens Barrichello, que largou em último, se recuperou bem e terminou a corrida na 12ª colocação. Bruno Senna teve de cumprir uma punição de drive-through por ignorar bandeiras azuis durante a prova e acabou em 16º.

Pneu de Vettel fura e Alonso vai pra cima na largada

A primeira volta do GP de Abu Dhabi foi cheia de trocas de posição no pelotão da frente. Logo na largada, Alonso passou Webber. Alguns metros depois, Vettel teve problemas em seu pneu traseiro direito enquanto guiava já com certa vantagem na liderança.

Enquanto isso, Alonso assumiu uma postura agressiva e conseguiu superar também Button. Vettel conseguiu chegar aos boxes, mas a volta que ele teve de dar sem o pneu danificou sua suspensão. Pela primeira vez na temporada, o alemão abandonou – seu pior resultado havia sido um quarto lugar no Grande Prêmio da Alemanha.

Na quarta volta, já com o uso da asa traseira móvel liberado, Webber conseguiu superar Button, mas o britânico deu o troco na reta seguinte. O piloto da McLaren conseguiu manter sua posição, apesar do ataque do rival.

Enquanto isso, na ponta, Hamilton e Alonso imprimiam um ritmo forte, superando constantemente a volta mais rápida da prova. Os dois abriram vantagem em relação ao restante dos pilotos.

Webber volta a atacar Button, mas é superado por Massa nos boxes

Na 13ª volta, Button reportou no rádio problemas em seu carro. O britânico passou a perder desempenho e permitiu nova aproximação de Webber. O australiano chegou a superá-lo no giro 15, mas o piloto da McLaren conseguiu dar o troco.

Massa, na 16ª volta, foi o primeiro do pelotão da frente a ir para os boxes. No giro seguinte, Hamilton e Alonso trocaram seus pneus, seguidos por Button. Webber, na volta 18, foi o último a parar, mas acabou tendo problemas em seu pit stop. Com isso, o piloto da Red Bull voltou na quinta colocação, atrás de Massa.

Button, Massa e Webber na briga pelo pódio

A partir da volta 28, Massa se aproximou de Button e Webber colou no brasileiro. Os três passaram a andar praticamente juntos. Na 30ª volta, com auxílio da asa traseira móvel, o piloto da Red Bull conseguiu superar o ferrarista, que devolveu a manobra na reta seguinte, também com ajuda do dispositivo.

Massa e Webber seguiram brigando por posição, permitindo que Button abrisse certa vantagem. No giro 30, o brasileiro e o australiano tiveram problemas para ultrapassar os retardatários Pastor Maldonado e Jaime Alguersuari, que brigavam por posição. Melhor para o ferrarista, que conseguiu abrir em meio à confusão.

Prejudicado pelos retardatários, Webber, na 36ª volta, inaugurou a segunda rodada de pit stops. Button parou no giro seguinte, mas, ao contrário do australiano, colocou pneus médios, mostrando que não pretendia mais ir aos boxes até o fim da corrida.

Massa parou na 41ª volta, também colocando pneus médios. O brasileiro foi seguido por Hamilton. No giro seguinte, Webber, enfim, conseguiu ultrapassar Button e assumir a terceira colocação.

Hamilton mantém a ponta. Massa erra e perde a quarta posição

Alonso foi trocar seus pneus no giro 44, mas não conseguiu voltar na frente de Hamilton – a parada do espanhol foi lenta demais para que ele pudesse assumir a liderança.

“Intruso” no pelotão da frente, Rosberg, que estava em quinto, foi fazer sua segunda parada somente na volta 49. No mesmo giro, Massa perdeu o ponto de freada e acabou perdendo o controle do carro em uma curva, perdendo segundos preciosos. Mesmo assim, o brasileiro manteve-se à frente do alemão da Mercedes.

Webber parou para colocar pneus médios quando faltava apenas uma volta para o fim. A estratégia não deu certo, já que o australiano acabou perdendo a terceira colocação para Button. O britânico da McLaren completou o pódio, atrás de Hamilton, o vencedor, e de Alonso, segundo colocado.

Confira o resultado final do Grande Prêmio de Abu Dhabi
1 – Lewis Hamilton (GBR) – McLaren –55 voltas
2 – Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – a 8s4
3 – Jenson Button (GBR) – McLaren – a 25s8
4 – Mark Webber (AUS) – Red Bull – a 35s7
5 – Felipe Massa (BRA) – Ferrari – a 50s5
6 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – a 52s3
7 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 1min15s9
8 – Adrian Sutil (ALE) – Force India – a 1min17s1
9 – Paul di Resta (GBR) – Force India – a 1min40s1
10 – Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – a 1 volta
11 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 1 volta
12 – Rubens Barrichello (BRA) – Williams – a 1 volta
13 – Vitaly Petrov (RUS) – Lotus Renault – a 1 volta
14 – Pastor Maldonado (VEN) – Williams – a 1 volta
15 – Jaime Alguersuari (ESP) – Toro Rosso – a 1 volta
16 – Bruno Senna (BRA) – Lotus Renault – a 1 volta
17 – Heikki Kovalainen (FIN) – Team Lotus – a 1 volta
18 – Jarno Trulli (ITA) – Team Lotus – a 2 voltas
19 – Timo Glock (ALE) – Virgin – a 2 voltas
20 – Vitantonio Liuzzi (ITA) – Hispania – a 2 voltas
21 – Daniel Ricciardo (AUS) – Hispania – Abandonou
22 – Sébastien Buemi (SUI) – Toro Rosso – Abandonou
23 – Jérôme D’Ambrosio (BEL) – Virgin – Abandonou
24 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – Abandonou

Leia tudo sobre: F1Lewis HamiltonMcLarenFelipe MassaBruno SennaRubens Barrichello

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG