Objetivo de Ferrari e McLaren é quebrar a hegemonia da Red Bull, que já dura dois anos

Na próxima terça-feira (7), começam os testes de pré-temporada da Fórmula 1 , em Jerez de la Frontera, na Espanha. Serão quatro dias de treinos que servem para as equipes começarem a entender melhor seus novos carros. Ainda antes do início do campeonato, os times terão mais dois momentos de testes – no fim de fevereiro e no início de março, em Barcelona.

Leia também: Confira as diferenças entre o carro da Ferrari de 2011 e de 2012

Uma das grandes expectativas neste início de ano da F1 é a evolução de Ferrari e McLaren com relação à Red Bull. As duas maiores campeãs da categoria tentam quebrar em 2012 uma hegemonia da escuderia de Sebastian Vettel que já dura dois anos.

Os testes em Jerez poderão servir como uma prévia do campeonato. Mas nem sempre os resultados das sessões de pré-temporada condizem com o restante do ano. Em 2011, por exemplo, os tempos obtidos por Fernando Alonso e Felipe Massa nos testes em Valência, Jerez e Barcelona na maior parte das vezes foram melhores do que os de Jenson Button e Lewis Hamilton.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Quando as duas equipes entraram nas mesmas sessões de testes, os ferraristas conseguiram chegar à frente dos adversários ingleses em 10 oportunidades, contra apenas cinco de Button ou Hamilton. Esses resultados apontavam a Ferrari como a principal ameaça à Red Bull.

Durante a temporada, entretanto, o desempenho não foi o mesmo. A equipe inglesa ficou com a vice-liderança no Mundial de Construtores , e quem mais chegou perto de incomodar a hegemonia de Vettel na disputa dos pilotos foi Button, com sua McLaren. Alonso ainda conseguiu terminar o campeonato à frente de Hamilton, mas a decepção com relação aos tempos dos testes iniciais foi grande na escuderia italiana.

Ao analisar as expectativas da McLaren para a temporada 2012, Button reforçou a impressão de que no ano passado o carro da equipe surpreendeu bastante durante o campeonato, após uma pré-temporada decepcionante. "Eu particularmente não senti que venceríamos corridas no ano passado depois do primeiro teste”, disse o piloto logo após a apresentação do novo bólido de 2012 .

Sebastian Vettel é o homem a ser batido em 2012
Getty Images
Sebastian Vettel é o homem a ser batido em 2012


Na Ferrari, a esperança é que o novo modelo F2012, que apresentou a novidade do degrau no bico , possa trazer de volta os tempos áureos da equipe. Após a apresentação do bólido, Felipe Massa se mostrou confiante com o carro. "Parece bastante agressivo. Eu sei que há sempre muito esforço da equipe quando se trata de montar um carro. Sempre queremos desenvolver novos modelos, por isso estou bastante impressionado com este".

Neste ano, a Mercedes não irá participar com o carro novo da primeira semana de testes em Jerez de la Frontera , pois a apresentação do bólido está marcada para a data da segunda etapa de avaliações, que será realizada em Barcelona, entre os dias 21 e 24 de fevereiro. A equipe de Michael Schumacher e Nico Rosberg corre por fora na briga pelas primeiras colocações.

Mais igualdade

Algumas mudanças técnicas e de regulamento ainda podem fazer com que a disputa pela liderança entre as equipes fique mais acirrada. A proibição do difusor aquecido criado pela Red Bull em 2011, que melhorava a aerodinâmica do carro e foi um dos trunfos da equipe na pista, é um exemplo.

Outra mudança positiva para as equipes é a volta dos testes durante a temporada. Neste ano, entre os dias 1 e 3 de maio, as escuderias poderão ir à pista de Mugello, na Itália, para realizar mais um período de avaliações nos carros. A pausa ocorrerá entre os GPs do Bahrein (22 de abril) e Barcelona (13 de maio).

Confira o calendário da Pré-temporada da F1

De 7 a 10 de fevereiro – Jerez de La Frontera
De 21 a 24 de fevereiro – Barcelona
De 1 a 4 de março – Barcelona

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.