Confira alguns dos triunfos mais épicos do circuito em São Paulo, que recebe neste domingo a última etapa da temporada da F1

Neste domingo (27), a Fórmula 1 encerra a temporada com o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos. O circuito brasileiro estreou no calendário oficial da categoria em 1973 e, desde então, já presenciou vitórias marcantes e colocou o nome de diversos pilotos na história do automobilismo.

Leia também: Tradicional, torcida da fila anima madrugada de Interlagos

Além de ter sido palco da decisão de cinco títulos do Mundial de Pilotos , Interlagos sediou outras corridas decisivas e viu triunfos heroicos, como o de Ayrton Senna, em 1991, após ter guiado as voltas finais sem várias marchas. Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Felipe Massa foram outros brasileiros que venceram o GP do Brasil de forma marcante.

Confira a seguir algumas das maiores vitórias da história do circuito de Interlagos.

Estreia em grande estilo

O GP do Brasil foi marcante para os torcedores do país desde a sua primeira edição oficial, em 1973 – em 1972, a prova em Interlagos aconteceu, mas não fazia parte do calendário oficial da Fórmula 1 . Após conquistar o primeiro título brasileiro na história da categoria, Emerson Fittipaldi havia vencido a primeira prova do ano, na Argentina, e chegava a Interlagos como favorito. Porém, no treino classificatório, ele foi superado por seu companheiro de Lotus, Ronnie Peterson.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Mas com uma largada excepcional, o brasileiro assumiu a ponta, posto que manteve até o final do GP. Fittipaldi ainda marcou a volta mais rápida da prova para vencer a corrida com mais de 13 segundos de vantagem para o segundo colocado, Jackie Stewart.

Pace comemora sua única vitória na F1
Reprodução
Pace comemora sua única vitória na F1
Única vitória de José Carlos Pace na carreira

A prova de Interlagos em 1975 foi marcante para José Carlos Pace. Com apenas dois pódios em seu currículo, Pace largou em sexto com sua Brahbam naquele GP, mas conseguiu superar favoritos como Fittipaldi, Carlos Reutemann, Niki Lauda e contou com o abandono do pole position, Jean-Pierre Jarier, para assumir a liderança.

Pace recebeu a bandeirada na frente, seguido por Fittipaldi, na primeira dobradinha brasileira da F1. Foi a única vitória da carreira do piloto, que teve uma morte trágica, em 1977, ao sofrer um acidente aéreo na Serra da Cantareira. Como forma de homenagem, em 1985 o circuito de Interlagos foi rebatizado como Autódromo José Carlos Pace.

Ayrton Senna vence de forma épica

Um dos maiores momentos de Interlagos foi a vitória de Ayrton Senna no início da temporada de 1991 . Em seu oitavo ano na categoria e já com um título conquistado, Senna jamais havia vencido em casa.

O grande ídolo do automobilismo brasileiro estava decidido a fazer história em Interlagos. Largando na pole e liderando com tranquilidade a maior parte da prova, parecia que ele não teria problemas para fazer a alegria dos fãs. Porém, a 20 voltas do final, o piloto da McLaren perdeu sua 4ª marcha e, nas últimas sete voltas, ficou também sem a 3ª e a 5ª marcha, tendo de completar a prova apenas com a 6ª – e isso tudo sob chuva.

A corrida foi tão extenuante que, após cruzar a linha de chegada na frente, Senna saiu carregado de seu carro. No pódio, exausto e muito emocionado, o brasileiro mal conseguiu levantar o troféu da vitória. A conquista heroica só fez crescer o entusiasmo dos torcedores brasileiros, que ainda veriam Senna vencer o Mundial daquele ano.

Senna emocionado no pódio do GP do Brasil de 1991
Getty Images
Senna emocionado no pódio do GP do Brasil de 1991

Em corrida conturbada, Fisichella vence primeira na carreira

Em 2003, foi a vez do italiano Giancarlo Fisichella escrever seu nome na história de Interlagos, após uma das corridas mais conturbadas já realizadas no circuito.

Com a pista encharcada e as equipes sem pneus próprios para chuva, a largada foi atrasada em 15 minutos e aconteceu com o safety car na pista. Após muitos abandonos e relargadas, Kimi Raikkonen era o primeiro colocado da prova, seguido de perto por Fisichella. Na 54º volta, o italiano conseguiu a ultrapassagem sobre o piloto da McLaren. No entanto, no mesmo giro, Mark Webber e Fernando Alonso se envolveram em uma grave batida, que provocou a bandeira vermelha e o término da prova.

Apesar das comemorações da Jordan, equipe de Fisichella, a vitória ficou com Raikkonen, já que foi considerado o resultado da volta anterior ao acidente. No pódio, o terceiro lugar ficou vazio, já que Alonso havia sido levado para o hospital.

Dias depois, porém, a FIA voltou atrás e decidiu nomear Fisichella como vencedor da prova – essa foi a primeira vitória do italiano na F1.

Massa venceu em 2008, mas Hamilton foi campeão em Interlagos
Getty Images
Massa venceu em 2008, mas Hamilton foi campeão em Interlagos
Massa ganha, mas Hamilton sai com título

Após 17 anos, o Brasil poderia voltar a ter um campeão na F1 caso Felipe Massa vencesse a corrida de 2008 em casa e Lewis Hamilton terminasse abaixo da quinta colocação.

O fim de semana Interlagos, último da temporada, começou bem para o brasileiro, que conquistou a pole position. Massa liderou a prova de ponta a ponta e viu o britânico ser ultrapassado por Sebastian Vettel a poucas voltas do final, caindo para sexto.

Massa cruzou a linha de chegada na frente, resultado que lhe dava o título da temporada. No entanto, a alegria o brasileiro durou pouco. Na última curva, Hamilton ultrapassou Timo Glock, para terminar em quinto e garantir o título com um ponto de vantagem sobre o brasileiro.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 no Brasil:

Primeiro treino livre: 10h (sexta-feira)

Segundo treino livre: 14h (sexta-feira)

Terceiro treino livre: 11h (sábado)

Treino classificatório: 14h (sábado)

Corrida: 14h (domingo)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.