Brasileiro também conquistou sua primeira pole no Grande Prêmio da Turquia de 2006

Este é um fim de semana especial para Felipe Massa. Nesta sexta-feira (26), ele comemora o aniversário de cinco anos de sua primeira pole na carreira e, no sábado (27), de sua primeira vitória na Fórmula 1 . As duas foram conquistadas no Grande Prêmio da Turquia de 2006.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Massa comemora a vitória no GP da Turquia de 2006, a primeira na sua carreira
Getty Images
Massa comemora a vitória no GP da Turquia de 2006, a primeira na sua carreira

Aquele fim de semana começou bem para Massa – no sábado, no treino classificatório, ele fez o melhor tempo tanto no Q1 quanto no Q3, garantindo assim sua primeira pole position na carreira. O brasileiro superou seu então companheiro de Ferrari, o alemão Michael Schumacher, que havia largado na frente quatro vezes naquele ano.

Na corrida, Massa conseguiu disparar na liderança da prova a partir da volta 13, quando o Safety Car entrou na pista. Os pilotos do pelotão da frente foram para os boxes, e Schumacher teve de esperar o pit stop do brasileiro. Com isso, Fernando Alonso, então na Renault, ultrapassou o alemão, e os dois passaram a brigar por posição, em batalha que também valia o campeonato daquela temporada.

O espanhol terminou a prova em segundo, uma posição à frente do alemão. E Massa se aproveitou da disputa dos dois para disparar na liderança e obter sua primeira vitória na carreira. Na Turquia, Massa voltou a triunfar: venceu também em 2007 e 2008.

O brasileiro, que chegou na Ferrari no começo de 2006 depois de correr pela Sauber, venceu pela primeira vez em sua 14ª corrida pela escuderia italiana - ao todo, o ferrarista tem 11 vitórias na carreira. A última aconteceu no dia 2 de novembro de 2008, no Grande Prêmio do Brasil.

Em 2011, Massa chegou em 11º em Istambul. O brasileiro, que ocupa a sexta colocação no Mundial de Pilotos , teve como melhor resultado na atual temporada o quinto lugar, que obteve na Malásia , na Europa , na Grã-Bretanha e na Alemanha . Seu melhor grid foi o terceiro, conquistado no Canadá .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.