Tamanho do texto

Veja algumas marcas possíveis e outras improváveis de serem quebradas na categoria

A temporada 2011 da Fórmula 1 começou com Sebastian Vettel dominando seus adversários. Em quatro corridas, foram quatro pole positions , três vitórias e um segundo lugar. Com um desempenho tão forte, alguns recordes construídos ao longo dos 61 anos da categoria já começam a ser colocados em xeque.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Graças à velocidade com que começou a triunfar na F1, Vettel já é dono de algumas marcas importantes . O alemão foi o mais jovem piloto a pontuar, a vencer uma corrida e a ser campeão da categoria. Agora, tenta estabelecer novas marcas não apenas relacionadas à idade.

As quatro poles no ano, por exemplo, credenciam o piloto a tentar buscar o recorde de Ayrton Senna. Entre o fim da temporada 1988 e o início do campeonato de 1989, o brasileiro conquistou oito poles consecutivas. Vettel, que também largara na primeira posição na última corrida da temporada 2010, precisa de mais três poles para igualar a marca.

Mas se há recordes possíveis de serem batidos, há também aqueles que muito dificilmente serão quebrados (veja tabela abaixo) . É o caso do número de poles em uma mesma temporada, que pertence a Nigel Mansell, em 1992 – o britânico largou 14 vezes na frente naquele ano. Vettel teria de ser o melhor dos classificatórios mais 11 vezes nas 15 oportunidades que restam para superar a marca.

Outro recorde difícil de ser quebrado é o de número de vitórias no mesmo ano. Quem tem o feito é Michael Schumacher, que ganhou 13 provas em 2004 – Vettel tem três vitorias até agora na temporada e precisaria de mais 11 para superar a marca. O heptacampeão mundial, aliás, é dono de uma série de recordes da categoria.

Getty Images
Schumacher, detentor do maior número de recordes na F1, quando era piloto da Ferrari
Rei dos recordes

Se um alemão começa a temporada em busca de recordes, outro já tem muitos para se orgulhar. Michael Schumacher é o detentor da maioria das marcas mais impressionantes da história da Fórmula 1 – algumas praticamente inalcançáveis.

Além do heptacampeonato, Schumacher detém o maior número de vitórias, 91, de pole positions, 68, de largadas na primeira fila, 115, de voltas mais rápidas, 76, e de pódios, 154. É também o que mais conseguiu dobles, ou seja, pole position e vitória na mesma corrida: foram 40 em sua carreira. Conseguiu ainda 22 hat-tricks, o que significa garantir a pole, vencer e cravar a volta mais rápida no mesmo GP.

Dentre suas marcas, Schumacher exibe também o maior número de pódios em uma temporada – foram 17, em 2002. Divide ainda o recorde de voltas mais rápidas em um mesmo campeonato: conseguiu, em 2004, as mesmas dez que Kimi Raikkonen cravou em 2005 e em 2008.

Rubinho é o piloto com maior número de GPs na história da F1
AP
Rubinho é o piloto com maior número de GPs na história da F1
Por fim, o heptacampeão divide um recorde curioso com Ayrton Senna. Os dois têm a maior quantidade de poles em um mesmo GP. O alemão conseguiu, no Japão, largar na pole em oito oportunidades, marca igual à alcançada pelo brasileiro em Mônaco.

Recorde brasileiro em progresso

Enquanto Vettel briga para bater recordes, Rubens Barrichello tem o seu próprio garantido. Cada vez que entra na pista, o brasileiro bate sua própria marca de corridas disputadas: o GP da Turquia foi seu 307º. Atrás do piloto da Williams está Michael Schumacher, com 272 provas disputadas na carreira.


Confira a seguir a lista com alguns recordes possíveis e outros improváveis de serem quebrados:

Recordes possíveis de serem batidos Detentor do recorde Piloto mais próximo
Pole position s Michael Schumacher, 68 Sebastian Vettel, 19
Poles consecutivas Ayrton Senna, 8 Sebastian Vettel, 5
Pódios consecutivos Michael Schumacher, 19 Sebastian Vettel, 6
Voltas mais rápidas consecutivas Alberto Ascari, 7 Mark Webber, 3
Vitórias em uma temporada Michael Schumacher, 13 Sebastian Vettel, 3
Pódios em uma temporada Michael Schumacher, 17 Sebastian Vettel, 4
Recordes Improváveis de serem batidos
Títulos Michael Schumacher, 7 Fernando Alonso, 2
Vitórias Michael Schumacher, 91 Fernando Alonso, 26
Pódios Michael Schumacher, 154 Rubens Barrichello, 68
Voltas mais rápidas Michael Schumacher, 76 Fernando Alonso, 19
Poles na temporada Nigel Mansell, 14 Sebastian Vettel, 4
Hat-tricks (vitória, pole e volta mais rápida) Michael Schumacher, 22 Felipe Massa, 4


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.