Mecanismo inovador é considerado totalmente legal e deve ser copiado por outras equipes

Os rivais da Lotus tem uma preocupação a mais para a temporada 2012: a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) considerou totalmente legal o novo sistema de freios da equipe.

Leia também: Chefe da Ferrari afirma que 2012 será um ano crucial para Massa

A Lotus usou o sistema inovador nos testes para jovens pilotos em Abu Dhabi, em novembro do ano passado. O mecanismo ajuda o piloto a manter a altura do carro estável durante as freadas, quando muitas vezes a frente do carro pode baixar.

Segundo a revista britânica Autosport , o ajuste da altura do carro, que melhora o desempenho aerodinâmico e a estabilidade da Lotus nas freadas, não é acionado pelo piloto. Ao invés disso, o sistema reage ao torque dos freios e está ligado diretamente com a suspensão, então não pode ser classificado como dispositivo aerodinâmico móvel - o que seria ilegal.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

O fato do sistema ser parte da suspensão e do piloto não estar envolvido em seu acionamento significa que ele segue completamente as regras da Fórmula 1 .

Ainda de acordo com a revista britânica, a Lotus esteve em contato com a FIA durante o desenvolvimento do dispositivo. O sistema teria sido proposto em 2010, com a equipe recebendo autorização para desenvolvê-lo por volta de janeiro de 2011.

Com a FIA permitindo seu uso em corridas, o mecanismo deve ser copiado por outras equipes, para que possam adotar o novo conceito já na próxima temporada. Segundo a reportagem, pelo menos uma das escuderias grandes já encaminhou para a FIA planos de um sistema similar para ser usado em 2012.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.