Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

História joga a favor de Sebastian Vettel

Apenas quatro pilotos na história venceram as três primeiras provas da temporada. Todos foram campeões

Rodrigo Vieira, iG São Paulo |

Getty Images
Vettel pode vencer a terceira prova consecutiva na temporada

Com a pole position conquistada neste sábado (16) na China, Sebastian Vettel aumenta ainda mais seu favoritismo ao título mundial da temporada. Nas duas primeiras provas do ano, na Austrália e na Malásia, o piloto da Red Bull largou na frente e venceu as corridas. Se repetir o feito em Xangai, Vettel colocará a mão na taça.

Pelo menos isso é o que aponta a história da Fórmula 1. Nos seus 60 anos de existência, a categoria teve apenas quatro pilotos que venceram as três primeiras corridas do ano (veja tabela abaixo). E todos conquistaram o título ao final da temporada. Quem alcançou o feito pela primeira vez foi Ayrton Senna, na campanha do tricampeonato, em 1991.

Getty Images
Senna foi o primeiro piloto da história da F1 a vencer as três primeiras provas da temporada
Naquele ano, o brasileiro ganhou as quatro primeiras provas (sempre largando em primeiro) e sagrou-se campeão no Japão, penúltima das 16 provas da temporada. No ano seguinte, Nigel Mansell repetiu o feito. Mas o britânico foi além e venceu as cinco provas iniciais.

1992, aliás, foi especial para o piloto da Williams. No ano de seu único título mundial na F1, Mansell conquistou as seis primeiras pole positions da temporada. Não bastasse isso, o inglês ainda largou na frente em outros oito GPs, totalizando 14 poles de 16 possíveis, um recorde na categoria.

Em 1994, Michael Schumacher, então na Benetton, subiu ao lugar mais alto do pódio nas quatro primeiras provas. A curiosidade fica por conta de que o alemão não foi pole em nenhuma das suas três primeiras corridas naquele ano – a primeira posição nos treinos classificatórios foi de Senna em todas as ocasiões. Aquele foi apenas o primeiro título de Schumacher na Fórmula 1.

Dentre as outras seis vezes em que conquistou a taça, em duas Schumi também conseguiu uma trinca de vitórias nas corridas iniciais do ano. Em 2000, quando tirou a Ferrari de uma fila de 20 anos, o alemão ganhou as três primeiras corridas, outra vez sem largar na frente em nenhuma delas. Quatro anos depois, Schumacher repetiu a soberania de início de temporada, mas agora com cinco vitórias consecutivas. Com isso, o heptacampeão igualou o recorde de melhor início de Mansell.

A boa campanha de 2004, além de garantir o sétimo título para o piloto, assegurou outra marca importante em sua carreira: com 13 vitórias em 18 corridas, Schumacher conseguiu um aproveitamento de 72%, o maior da história da F1.

O último piloto da lista dos que conseguiram uma trinca de vitórias no começo do ano é Damon Hiil. O feito aconteceu em 1996, quando o britânico corria pela Williams. Na ocasião, Hill venceu os Grandes Prêmios da Austrália, do Brasil e da Argentina logo de início. Na corrida seguinte, no GP da Europa, ele fez a pole, mas acabou apenas na quarta colocação.

Acostumado a quebrar recordes
(como o de piloto mais jovem a pontuar e a ganhar um Grande Prêmio na F1), Sebastian Vettel pode se tornar o piloto mais novo a conquistar um bicampeonato na categoria caso vença este ano. Mas a tarefa do alemão é bastante complicada, principalmente tendo em vista o grande número de corridas ao longo da temporada - são 19 ao todo, sem contar o GP do Bahrein, que está suspenso temporariamente.

Além disso, nos últimos anos a F1 presenciou disputas muito acirradas com diferentes pilotos na briga pela ponta. Não é a toa que desde 2007 ninguém conseguiu levantar a taça mais de uma vez. Mas, com a soberania na temporada até agora, não é difícil imaginar que o piloto da Red Bull quebre essa escrita.

Confira o quadro dos pilotos que venceram os três primeiros GPs da temporada:

Ano Piloto Equipe Três GPs iniciais
GP onde conquistou o título
1991 Ayrton Senna McLaren EUA, Brasil, San Marino Japão (penúltima prova)
1992 Nigel Mansell Williams África do Sul, México, Brasil Hungria (11ª prova)
1994 Michael Schumacher Benetton Brasil, Pacífico, San Marino Austrália (última prova)
1996 Damon Hill Williams Austrália, Brasil, Argentina Japão (última prova)
2000 Michael Schumacher Ferrari Austrália, Brasil, San Marino Japão (penúltima prova)
2004 Michael Schumacher Ferrari Austrália, Malásia, Bahrein Bélgica (14ª prova)

 

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG