Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Há 39 anos, Fittipaldi vencia o primeiro título brasileiro na F1

Conquista veio em Monza, pista que recebe o Grande Prêmio da Itália deste domingo

iG São Paulo |

O Autódromo de Monza, que vai receber o Grande Prêmio da Itália neste domingo (11), às 9h (de Brasília), foi palco de momentos marcantes para o automobilismo internacional. Grandes nomes, como Jackie Stewart, Niki Lauda e Michael Schumacher, escreveram seus nomes no local. E a pista também faz parte da história do esporte brasileiro. Foi nela, no dia 10 de setembro de 1972, há exatos 39 anos, que Emerson Fittipaldi assegurou o primeiro título mundial de um piloto do país na história da Fórmula 1.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Reprodução
Emerson Fittipaldi guia sua Lotus no GP da Itália de 1972, prova em que se sagrou campeão pela primeira vez

Fittipaldi, que então corria pela Lotus, chegou a Monza com 52 pontos, contra 27 de Jackie Stwart, da Tyrell, e de Danny Hulme, da McLaren. Quatro pontos no Grande Prêmio da Itália bastariam para que Fittipaldi garantisse seu primeiro título mundial.

O fim de semana, no entanto, não começou bem para o brasileiro. No classificatório, conseguiu a sexta colocação, atrás de seus principais rivais – Stewart largaria em terceiro, duas posições à frente de Hulme. Porém, logo na largada, a Tyrell do britânico teve problemas na embreagem, e o piloto teve de abandonar.

Fittipaldi contou com a sorte para ganhar aquela corrida, já que, além de Stewart, outros pilotos que estavam na sua frente abandonaram. Clay Regazzoni, que saiu em quarto, bateu na 16ª volta. Chris Amon, que partiu em segundo, teve problemas no freio no 38º giro. E o pole position Jacky Ickx teve uma pane elétrica quando faltavam somente nove voltas para o fim.

Os nove pontos que o brasileiro conquistou com aquela vitória foram mais do que suficientes para que Fittipaldi se sagrasse, na época, o campeão mais jovem da história da Fórmula 1. Quando foi campeão, o piloto tinha 25 anos e 303 dias, e superou Jochen Rindt, que em 1970 triunfou com 28 anos e 169 dias.

A marca de Fittipaldi só foi superada em 2005, quando Fernando Alonso foi campeão com 24 anos e 59 dias. Depois, o recorde ainda foi batido por Lewis Hamilton, que em 2008 levou a taça com 23 anos e 300 dias, e por Sebastian Vettel, que no ano passado comemorou o título com 23 anos e 134 dias.

O título de Fittipaldi foi importante para o desenvolvimento do automobilismo no Brasil. Foi a primeira conquista de um brasileiro na Fórmula 1. O piloto ainda seria campeão em 1974, conquistas que abriram espaço para os tricampeões Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987) e Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991). Além de colocar a nação no topo, a conquista ajudou também a fazer com que uma etapa do campeonato passasse a ser disputada no país a partir de 1973.

Leia tudo sobre: Emerson FittipaldiF1Lotus

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG