Novo regulamento também inclui explicação sobre novidades relacionadas ao safety car

Nessa quarta-feira (4), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou o regulamento para a temporada 2012 da Fórmula 1 e incluiu um esclarecimento sobre as regras para defesa de posições.

Leia também: Presidente da Ferrari já pensa em substitutos para Felipe Massa

A partir desta temporada, os pilotos que estiverem defendendo uma posição poderão mudar de direção apenas uma vez e, quando voltarem ao traçado original, terão de deixar espaço de pelo menos um carro de distância em relação ao limite da pista.

“Mais de uma mudança de direção para defender a posição não será permitida. Qualquer piloto que voltar para a linha de corrida, tendo anteriormente defendido sua posição fora dela, deve deixar pelo menos a largura de um carro entre seu próprio carro e o limite da pista na entrada para curvas”, diz o novo regulamento.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A FIA também explicou a volta da regra que permite que, na presença do safety car, retardatários o ultrapassem para retornar ao fim do grid: "Se os fiscais do circuito considerarem seguro e a mensagem ‘Carros retardatários podem ultrapassar agora’ for mostrada nos monitores de tempo, todos os carros retardatários deverão ultrapassar os carros que estiverem na mesma volta do líder e o safety car".

"Após ultrapassarem os carros que estiverem na mesma volta do líder e o safety car, os retardatários devem se dirigir, em uma velocidade apropriada e sem ultrapassagens, ao final da fila atrás do safety car”, acrescenta o regulamento.

Caso não haja condições para ultrapassagens, os pilotos serão notificados: "Se as condições da pista não permitirem ultrapassagens, a mensagem ‘ultrapassagens não serão permitidas’ aparecerá nos monitores de tempo”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.