Nos dois primeiros anos do GP local, equipe fez apenas sete pontos e foi superada por quatro adversárias

A Ferrari não faz uma boa temporada em 2011. A equipe ocupa a terceira colocação no Mundial de Construtores e não pode mais alcançar a vice-líder McLaren. No Mundial de Pilotos , Fernando Alonso aparece em terceiro e ainda tem chances de ficar com o vice-campeonato neste ano. Felipe Massa, por sua vez, é o sexto e tem menos da metade dos pontos de Lewis Hamilton, quinto colocado. Para tentar minimizar esse panorama, a escuderia só tem mais duas chances: os GPs de Abu Dhabi e do Brasil, as duas últimas etapas da temporada. Porém, se depender do retrospecto, o time de Maranello tem poucas chances de conseguir um bom resultado nos Emirados Árabes.

Veja também: Hamilton lidera em dia de leves acidentes de Vettel e Alonso

Nas duas primeiras corridas de Fórmula 1 em Abu Dhabi – disputadas em 2009 e 2010 – a Ferrari teve como melhor grid um terceiro lugar e como melhor resultado um sétimo – os dois conquistados por Alonso no ano passado. No total, a equipe italiana somou apenas sete pontos nas duas provas, ficando atrás de Red Bull (47), McLaren (33), Mercedes (23) e Renault (18).

No ano passado, Alonso não conseguiu passar Petrov e perdeu a chance de ser tricampeão
Getty Images
No ano passado, Alonso não conseguiu passar Petrov e perdeu a chance de ser tricampeão

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Na estreia, em 2009, a Ferrari conseguiu seus piores resultados. Não conseguiu vaga no Q3 e nem pontuou. Kimi Raikkonen, que fazia sua última temporada na F1, largou em 11º e terminou em 12º. Giancarlo Fisichella – que substituía Massa, lesionado com gravidade no GP da Hungria – partiu da última colocação e acabou em 16º.

Se em 2010 o resultado foi melhor, acabou sendo mais frustrante. Alonso chegou a Abu Dhabi como líder do campeonato, seguido por Mark Webber e Sebastian Vettel. Porém, o espanhol, sétimo colocado na prova, viu o alemão vencer para conquistar seu primeiro título mundial.

No GP de Abu Dhabi do ano passado, Massa largou em sexto e acabou na décima colocação.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 em Abu Dhabi*:

Terceiro treino livre: 8h (sábado)

Treino classificatório: 11h (sábado)

Corrida: 11h (domingo)

* Sempre pelo horário de Brasília

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.