Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Felipe Massa completa três anos sem vitórias na Fórmula 1

Em 2011, o piloto da Ferrari não conseguiu sequer subir ao pódio nas 17 corridas do ano até aqui

Mariana Gianjoppe, iG São Paulo |

Nesta quarta-feira (2), Felipe Massa completa três anos sem vitórias na Fórmula 1. O último triunfo do brasileiro aconteceu no Grande Prêmio do Brasil do dia 2 de novembro de 2008, ano em que quase foi campeão mundial. Na manhã anterior ele havia conquistado também sua última pole position na categoria. Na atual temporada, Massa carrega os piores resultados de sua trajetória na Ferrari, que já dura seis anos.

Veja também: Button usa palavrão para falar das brigas entre Massa e Hamilton

Somando cinco vitórias e 17 pódios em seus dois primeiros anos na escuderia italiana, o brasileiro alcançou a sua melhor temporada em 2008. Naquele ano, venceu seis provas, largou seis vezes na frente e terminou o campeonato na segunda colocação, depois de perder o título na última volta da prova em Interlagos – ficou apenas um ponto atrás do campeão Lewis Hamilton.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

No ano seguinte, a Ferrari não foi bem e Massa enfrentava um jejum de vitórias quando passou por um dos momentos mais delicados de sua carreira: sofreu um grave acidente no treino classificatório para o GP da Hungria, 10ª etapa daquela temporada. Enquanto se recuperava, o piloto ficou fora das corridas restantes de 2009.

Quando voltou às pistas em 2010, o brasileiro não conseguiu retomar o seu antigo rendimento. Ele fechou a temporada em sexto, 108 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que foi vice-campeão. Ainda assim, Massa subiu ao pódio cinco vezes, tendo dois segundo lugares, no Bahrein e na Alemanha, como suas melhores marcas.

Reuters
A melhor posição de Massa no ano foi o quinto lugar, conquistado quatro vezes

Primeira temporada sem pódios na Ferrari

Em 2011, pela primeira vez em sua história na Ferrari, Massa ainda não conseguiu subir ao pódio. Se a seca de vitórias já completa três anos, a de pódios já fez aniversário – a última vez que o brasileiro terminou uma prova entre os três primeiros foi no GP da Coreia do Sul do dia 24 de outubro de 2010.

Na atual temporada, Massa obteve como melhor resultado a quinta colocação, alcançada na Malásia, em Valência, na Grã-Bretanha e na Alemanha. Seu melhor desempenho em treinos classificatórios foi um terceiro lugar, no Canadá. Enquanto isso, Alonso apresenta resultados muito mais expressivos: o espanhol já conquistou nove pódios, sendo uma vitória, no GP da Grã-Bretanha, e ainda está na briga pela vice-liderança do Mundial de Pilotos.

Massa perde feio para Alonso no duelo interno da Ferrari neste ano. Largou atrás do espanhol em 13 das 17 provas realizadas até agora e terminou à frente apenas em três, sendo que a última vez foi no GP do Canadá, no dia 12 de junho, quando Alonso abandonou e o brasileiro foi sexto.

Felipe Massa tem apenas mais duas chances de reverter esse quadro em 2011: a corrida de Abu Dhabi, no dia 13 de novembro, e o GP do Brasil, no dia 27 do mesmo mês.

Veja o desempenho de Massa desde que chegou à Ferrari, em 2006:

2006 – 2 vitórias, 3 poles e 7 pódios
2007 – 3 vitórias, 6 poles e 10 pódios
2008 – 6 vitórias, 6 poles e 10 pódios
2009 – 0 vitórias, 0 poles e 1 pódio*
2010 – 0 vitórias, 0 poles e 5 pódios
2011 – 0 vitórias, 0 poles e 0 pódios

* Em apenas 9 corridas no ano
 

Leia tudo sobre: fórmula 1ferrarifelipe massafernando alonsojejumvitóriasf1interlagos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG