Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Fãs estrangeiros de Massa acompanham sua carreira de perto

Criador de um site em homenagem ao piloto, jovem húngaro assistiu ao vivo o grave acidente do brasileiro em 2009

Lucas Pastore, iG São Paulo |

Na Ferrari desde 2006, Felipe Massa recebe atenção especial dos torcedores brasileiros. Porém, sua legião de fãs não está restrita aos seus compatriotas. Após despertar paixão em torcedores europeus, o ferrarista ganhou um site direcionado a seus admiradores que funciona em três línguas: inglês, português e húngaro.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

O terceiro idioma, mais peculiar, vem da origem do criador da página. Pál Zsolt, de 23 anos, é húngaro, vive na Romênia e foi dele a ideia de criar a página da internet. Até chegar ao formato atual, o fã do brasileiro conta que precisou aprender bastante.

“Tive vários sites sobre Felipe, mas tive de fechá-los porque não tinha conhecimento técnico suficiente sobre web design. Vasculhei a rede e comecei a aprender sobre HTML e outras coisas. Agora tenho um website e uma galeria de fotos sobre Felipe e, por mim, nunca pararia de editá-los”, disse Zsolt, ao iG.

Para cuidar de sua página, o húngaro conta com ajuda da finlandesa Sini Salminen, de 19 anos. Ela é responsável por cuidar do conteúdo publicado em inglês no site. A fã afirmou que prefere torcer por Massa a seus compatriotas.

“(Kimi) Raikkonen também é um piloto bom e talentoso, mas sua personalidade é fria. Eu o respeito como piloto, mas nunca fui fã dele. Heikki Kovalainen é um cara muito legal e eu acho que ele é bom, ele está fazendo um bom trabalho na Lotus. Mas, para mim, Felipe é algo mais especial do que os pilotos do meu próprio país”, disse Salminen, também ao iG.

A finlandesa se mostrou chateada com os rumores sobre uma possível saída de Massa da Ferrari. De acordo com Salminen, os boatos são uma injustiça com o brasileiro. "Sinto muito por ele porque existem rumores de sua saída da Ferrari desde que ele está lá. Não é justo. Acho que Felipe deveria fazer o que ele acha que é melhor. Ele é um cara leal, então acho que deveria ficar na Ferrari até o fim do seu contrato, e vamos ver o que acontece depois disso”, disse a fã de Massa.

Zsolt, por sua vez, afirmou que vai continuar seguindo os passos de Massa mesmo se ele sair da Ferrari. “Uma coisa é 100% certa para mim: vou continuar o acompanhando mesmo se ele sair da Ferrari. Vou continuar o acompanhando mesmo quando ele sair da Fórmula 1. Mas, para ser honesto, espero que ele continue pelo menos mais dez anos na F1”, declarou o húngaro.

Sonho, GP da Hungria vira pesadelo

Húngaro morando na Romênia, Zsolt voltou ao seu país em 2009 exclusivamente para assistir ao Grande Prêmio da Hungria daquele ano. O fim de semana começou bem: o fã visitou o hotel onde Massa estava hospedado. Porém, foi no classificatório daquele evento em Hungaroring que o brasileiro sofreu o acidente mais grave de sua carreira.

“Foi horrível saber que ele estava no hospital entre a vida e a morte. Um ano depois, tive a oportunidade de voltar e consegui pegar um autógrafo dele. Foi incrível vê-lo correndo”, lembrou Zsolt.

Arquivo pessoal
Sini Salminen, fã finlandesa de Felipe Massa
Rivalidade com Alonso

Desde que segue Massa, a ordem da Ferrari para que o brasileiro deixasse Alonso ultrapassá-lo foi um dos momentos mais tristes para Salminen. O brasileiro provavelmente venceria o Grande Prêmio da Alemanha de 2010 se não fosse pelo pedido da escuderia.

“Nunca vou perdoar a equipe por isso. Felipe ia vencer, um ano depois do acidente, e então a equipe vem dizer que Alonso era mais rápido do que ele? Não foi justo”, lembrou a finlandesa.

A fã de Massa não guarda o mesmo carinho pelo seu companheiro de Ferrari. “Claro que Alonso é um grande piloto e eu o respeito muito por sua habilidade. Mas eu não gosto dele, apenas olhe para a história. Ele quer ser o número 1 e não aceita que seu companheiro esteja no mesmo nível. Em 2007, jogou sujo com Hamilton. E todos lembram como ele venceu em Cingapura em 2008, depois que a equipe mandou Piquet bater”, lembrou Salminen.

Leia tudo sobre: felipe massafernando alonsoferrarif1fãsfórmula 1

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG