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Automobilismo
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Evolução da Ferrari coincide com ascensão de Pat Fry na equipe

Engenheiro, indicado por Alonso, conseguiu os melhores resultados da escuderia após assumir papel de comando

Lucas Pastore, iG São Paulo |

A vitória de Fernando Alonso no Grande Prêmio da Grã-Bretanha confirmou a evolução que a Ferrari apresentou nas últimas corridas. A escuderia começou mal a temporada e, com o triunfo do espanhol, encerrou um tabu de dez corridas sem vitória. Coincidência ou não, os resultados melhoraram quando Pat Fry assumiu um papel de destaque no corpo técnico da equipe italiana.

Getty Images
Ao centro, Pat Fry observa o trabalho dos mecânicos da Ferrari. O desempenho da escuderia melhorou quando o engenheiro assumiu papel de destaque

Após o afastamento de Aldo Costa, ex-diretor técnico da Ferrari, Fry passou a ser responsável pelo chassi do carro em um esquema em que três engenheiros respondem diretamente a Stefano Domenicali, chefe da equipe. Luca Marmorini é responsável pelo motor e pela parte elétrica, enquanto Corrado Lanzone se concentra na produção. Mas é Fry quem tem o papel mais importante no desempenho do bólido da escuderia.

Costa deixou a Ferrari após o Grande Prêmio da Espanha, quinta etapa da temporada. Com o ex-dirigente à frente da equipe, a escuderia havia somado 75 pontos em cinco corridas. Com Fry, o time já tem 164 pontos – conquistou 89 em quatro provas com o engenheiro no comando.

Individualmente, os resultados dos pilotos também são melhores depois que Fry passou para o comando. O melhor grid de Felipe Massa foi o terceiro lugar que conquistou no Canadá e seu melhor resultado no ano, a quinta colocação, se repetiu três vezes – duas após a saída de Costa. Assim como o brasileiro, Alonso também conseguiu seu melhor grid em Montreal – foi segundo – e, em Silverstone, com a vitória, obteve o principal resultado da Ferrari neste ano.

Desde cedo, ao lado dos grandes

Formado em engenharia de computação e em engenharia elétrica, Fry desenvolveu a habilidade de criar suspensão para motocicletas, o que virou um hobbie para o britânico. A diversão virou obrigação em 1987, quando foi contratado pela Benneton para trabalhar na suspensão ativa dos carros da escuderia. Na equipe, viu a estreia de Michael Schumacher, em 1991.

No ano seguinte, Fry começou a ganhar destaque e foi promovido a engenheiro de corrida de Martin Brundle, que terminou a temporada na sexta colocação. O trabalho do britânico chamou a atenção da McLaren, que, por indicação do ex-colega de Benneton Giorgio Ascanelli, contratou-o para a temporada de 1993.

Ao mudar-se para uma escuderia maior, no entanto, Fry teria de lutar novamente por seu espaço. O engenheiro começou na mesma função em que deu seus primeiros passos na Benneton, cuidando da suspensão ativa. Logo se destacou e foi ganhando posições cada vez mais importantes na equipe técnica. Até que, em 1995, foi promovido a engenheiro de corrida de Mika Hakkinen, no ano em que o finlandês acabou o campeonato em sétimo.

Entre 1997 e 2000, após exercer função na equipe de testes da McLaren, Fry passou a ser engenheiro de corrida de David Coulthard. Juntos, os dois britânicos conquistaram três terceiros e um quarto lugar no campeonato – trabalho bom o suficiente para que o engenheiro subisse ainda mais na hierarquia da escuderia.

A partir de 2001, Fry passou a coordenar a equipe técnica da McLaren. Foi responsável direto pelo desenvolvimento do MP4-16, do MP4-20 e do MP4-23, carros vice-campeões mundiais de construtores em 2001, 2005 e 2008, respectivamente. O último destes bólidos garantiu a Lewis Hamilton o título do mundial de pilotos. O engenheiro trabalhou ainda com Alonso em 2007, ano em que a equipe britânica foi excluída do campeonato de construtores por conta do escândalo de espionagem com a Ferrari.

Foi o espanhol que indicou Fry para a Ferrari. O engenheiro chegou à equipe no meio da temporada 2010, a princípio como assistente de Aldo Costa. Após a última corrida do ano passado, quando Alonso perdeu o título para Sebastian Vettel, Chris Dyer foi afastado do cargo de engenheiro de pista, cargo herdado por Fry. Agora, com a saída de Costa, o piloto espanhol voltou a fazer lobby pela promoção do britânico. E deu certo. A seguir, veja o desempenho dos pilotos da Ferrari antes e depois de Fry.

  Fernando Alonso Felipe Massa
Melhor grid antes de Fry
Melhor grid com Fry
Melhor colocação antes de Fry
Melhor colocação com Fry

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