Mercedes surpreende e domina classificatório, enquanto McLaren, Ferrari e Red Bull não largam entre quatro primeiros

Cheio de surpresas, o treino classificatório para o Grande Prêmio da China deixou as três equipes grandes fora das duas primeiras filas do grid de largada. Nenhum dos pilotos de Ferrari, McLaren e Red Bull sairão entre os quatro primeiros na corrida deste domingo (15), o que não acontecia desde 2009, na Malásia, quando a temporada foi dominada pela Brawn GP.

Leia também: Rosberg conquista 1ª pole da carreira e larga na frente na China

A Mercedes liderou o treino deste sábado (14) e conquistou a primeira pole position desde seu retorno à Fórmula 1, em 2010. Nico Rosberg foi o mais rápido do dia e Michael Schumacher completou a dobradinha. Kamui Kobayashi, da Sauber, vai largar na terceira colocação e Kimi Raikkonen, da Lotus, completa a segunda fila. Lewis Hamilton , da McLaren, foi o único das equipes de ponta a conseguir um dos quatro melhores tempos. O britânico fez a segunda melhor volta do classificatório, mas, devido a uma punição , terá de largar na sétima posição.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Depois de dominar os classificatórios em 2011, com 18 pole positions, a Red Bull figura como maior decepção desta temporada. Até agora, a equipe do bicampeão Sebastian Vettel teve como melhor resultado o quarto lugar de Mark Webber no grid de largada da Malásia. Neste sábado (14), o alemão sequer conseguiu chegar à etapa final do treino e sai da 11ª posição na corrida chinesa . Mark Webber mais uma vez ficou à frente de seu companheiro de equipe e vai largar em sexto.

A Ferrari vive um drama à parte. Apesar de ter Fernando Alonso na liderança do campeonato , após vitória no conturbado GP da Malásia , a escuderia tem um carro problemático, muito inferior ao dos seus principais adversários . Até agora em 2012, o espanhol teve o oitavo lugar na Malásia como seu melhor grid de largada. Felipe Massa sequer conseguiu entrar no top 10 nesta temporada. No ano passado, o brasileiro largou entre os dez primeiros em todas as provas, sendo que em cinco delas saiu na segunda fila.

Líder do Mundial de Construtores , a McLaren vive melhor situação atualmente. Fez dobradinha nos dois primeiros treinos classificatórios do ano e teria se mantido na primeira fila do grid na China, não fosse a punição recebida por Hamilton por ter trocado sua caixa de câmbio.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros leitores

O resultado deste sábado é ainda mais surpreendente se comparado às duas temporadas vencidas pela Red Bull. Em 2010 e 2011, toda corrida teve pelo menos um representante de alguma das três grandes equipes na primeira fila do grid de largada.

Vale lembrar que Ferrari e McLaren são as duas equipes com mais pole positions na história da Fórmula 1 e que a Red Bull dominou os treinos classificatórios nos últimos dois anos, largando 33 vezes na frente, o que acentua o estranhamento em relação ao grid de largada do GP da China de 2012.

A corrida em Xangai acontece na madruga deste domingo (15), às 4h (de Brasília). Acompanhe todos os detalhes no Tempo Real do iG .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.