Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Destaque, Alguersuari trilha caminho parecido com o de Vettel

Espanhol de 21 anos é um dos pilotos cotados para substituir Mark Webber em 2013 na Red Bull

iG São Paulo |

No último fim de semana, após não conseguir passar para o Q2 no treino classificatório, Jaime Alguersuari se recuperou no domingo (11) e terminou o Grande Prêmio da Itália na sétima colocação – melhor resultado de sua carreira. Foi o segundo final de semana de corrida consecutivo em que o espanhol conseguiu destaque. Na Bélgica, Alguersuari fez um grande classificatório e conquistou o sexto lugar do grid. No GP, seu carro foi tocado pela Lotus Renault de Bruno Senna logo no início e ele teve de abandonar.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

EFE
Nesta quarta-feira, Jaime Alguersuari lançou seu primeiro álbum como DJ

A campanha nesta segunda metade da temporada contrasta com o início de ano do espanhol. Depois de passar em branco nas seis primeiras etapas, o piloto da Toro Rosso pontuou em cinco das sete últimas corridas, ultrapassando seu colega de equipe, Sébastien Buemi, no Mundial de Pilotos.

Esse desempenho o coloca como candidato a trilhar caminho parecido com o de Sebastian Vettel e o credencia como um dos favoritos a ser companheiro do atual líder na Red Bull em 2013.

Assim como o alemão, o espanhol fez parte do programa de jovens pilotos da escuderia austríaca. Os dois têm em comum também as realizações precoces em suas carreiras na Fórmula 1. Enquanto Vettel é o campeão mais jovem da história da categoria, Alguersuari tem como marca ser o mais jovem a participar de um Grande Prêmio. Foi na Hungria, em 2009, quando tinha apenas 19 anos e 125 dias.

EFE
No Grande Prêmio da Itália, Alguersuari conseguiu o melhor resultado de sua carreira até aqui
A trajetória do piloto no automobilismo começou cedo. Nascido em Barcelona no dia 23 de março de 1990, Alguersuari deu seus primeiros passos no esporte no Campeonato Catalão de Kart de 1998, quando tinha apenas oito anos de idade. A comunidade, aliás, é um orgulho para o espanhol, que, além da bandeira de seu país, carrega as cores da Catalunha no seu macacão.

O sucesso nos torneios locais logo levou Alguersuari a competir em nível continental. Ainda de kart, o piloto se destacou entre 2003 e 2004 em campeonatos continentais. O sétimo lugar no campeonato europeu chamou a atenção de outras categorias.

Por isso, em 2005, o espanhol, então com 15 anos, já estava competindo na Fórmula Junior 1.6 da Renault. Naquela temporada, se tornou o mais jovem piloto da história da categoria a vencer uma corrida, desempenho que chamou a atenção da Red Bull. Ao fim da temporada, foi contratado para o programa de jovens pilotos da escuderia.

Entre 2006 e 2007, Alguersuari dividiu suas atenções entre as Fórmulas Renault europeia e britânica. Até que, em 2008, chegou a uma das categorias mais famosas de acesso à Fórmula 1, a Fórmula 3 britânica. Novamente se destacou por seu pioneirismo: com cinco vitórias, foi o mais jovem campeão da história do campeonato. Desempenho que lhe rendeu como prêmio seu primeiro teste com um carro de F1, um Red Bull, no fim da temporada.

Um ano depois do título, Alguersuari passou pela Fórmula Renault 3.5, seguindo o caminho de Vettel. Mas a saída de Sebastien Bourdais da Toro Rosso abriu as portas para que o catalão estreasse na F1 na Hungria, com oito corridas restando para o fim da temporada de 2009.

O desempenho do espanhol foi suficiente para que ele garantisse uma vaga na Toro Rosso para, em 2010, fazer sua primeira temporada cheia na Fórmula 1. No começo, no entanto, Alguersuari teve um pouco de dificuldades para pontuar, o que aconteceu só três vezes no ano. Na maioria das corridas chegou entre 11º e 15º, terminando o campeonato em 19º, com cinco pontos – três a menos do que Buemi.

Na atual temporada, no entanto, o catalão apresentou uma indiscutível evolução para ultrapassar o suíço. Se em 2010 ele nunca foi ao Q3, isso já aconteceu duas vezes neste ano. O sexto lugar que obteve no grid para o Grande Prêmio da Bélgica foi seu melhor na carreira. A sétima colocação no GP da Itália também foi seu melhor resultado e, somado a dois oitavos e dois décimos, o coloca na 13ª colocação no campeonato, com 16 pontos.

Alguersuari pede vaga na Red Bull

Recentemente, Franz Tost, chefe de equipe da Toro Rosso, disse que seus pilotos têm três anos para mostrar serviço para a Red Bull. A terceira temporada completa de Alguersuari termina justamente ao fim de 2012, quando acaba também o contrato de Mark Webber.

EFE
Nesta quarta-feira, Jaime Alguersuari lançou seu primeiro álbum como DJ
O vínculo do australiano com a Red Bull foi renovado neste mês. Alguersuari demonstrou insatisfação com a notícia, afirmando que gostaria de uma chance em uma equipe capaz de vencer corridas. Se mantiver essa evolução, o espanhol se torna um forte candidato a uma vaga na atual líder do Mundial de Construtores em 2013.

Fora das pistas, paixão é a música

DJ nas horas vagas, Alguersuari divide sua vida entre a Fórmula 1 e a música. Tanto que, no começo, sua conta no Twitter era destinada apenas à carreira musical – só depois ele começou a falar sobre suas corridas na rede social.

Nesta quarta-feira (14), sua carreira alternativa entrará em um novo nível. Sob o apelido de DJ Squire, Alguersuari lançará seu primeiro CD, um álbum duplo só de música eletrônica.

Leia tudo sobre: Jaime AlguersuariToro RossoF1Red Bull

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG