Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Contra a história, Vettel tenta quebrar tabu

Nunca o piloto que fez a pole em Istambul sagrou-se campeão mundial no mesmo ano

iG São Paulo |

Neste sábado (7), o alemão Sebastian Vettel garantiu, em Istambul, sua quarta pole position em quatro corridas na temporada. O piloto da Red Bull se apresenta como candidato a quebrar um tabu curioso que se estabeleceu nos seis primeiros anos da corrida na Turquia: quem largou na frente ali jamais sagrou-se campeão mundial no mesmo ano.

Siga o iG Automobilismo no Twitter.

Vettel atualmente lidera o Mundial de Pilotos com 21 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton, da McLaren. Será apenas a segunda vez na história que um competidor que chega à Turquia como líder sairá na pole. No ano passado, Mark Webber dividia a liderança com o companheiro de Red Bull – os dois tinham 78 pontos. A taça acabou nas mãos do alemão.

Kimi Raikkonen, em 2005, Felipe Massa, em 2008, e Sebastian Vettel, em 2009, largaram em primeiro na Turquia e acabaram a temporada com o vice-campeonato. Foi o melhor resultado já alcançado por aqueles que saíram na pole em Istambul.

Em homenagem ao povo turco, Vettel trouxe uma novidade em seu capacete neste fim de semana. O assessório traz uma pintura que faz alusão ao símbolo local para espantar a má sorte. Coincidência, mas os supersticiosos podem encarar como bom presságio para o piloto encerrar a "maldição" turca.

Azar no campeonato, sorte na prova

Fazer a pole na Turquia não costuma dar boa sorte no Mundial de Pilotos, mas é um bom jeito de começar o fim de semana em Istambul. Ao menos foi assim nas quatro primeiras provas disputadas no local, quando Kimi Raikkonen, em 2005, e Felipe Massa, entre 2006 e 2008, largaram na pole e deixaram o país com vitória.

Porém, nas duas últimas temporadas, isso não se repetiu. Em 2009, Sebastian Vettel saiu na frente, mas foi Jenson Button quem ganhou a prova. Na última temporada, Mark Webber largou na pole, mas Lewis Hamilton ficou com a vitória.

Leia tudo sobre: Sebastian VettelRed Bull

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG