Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Com Vettel, Japão pode se tornar o maior palco de títulos da F1

Atualmente, país divide com a Itália o recorde de 11 títulos conquistados em seus GPs. O Brasil, com cinco, é o terceiro da lista

Rodrigo Vieira, iG São Paulo |

Getty Images
Senna foi campeão em 1991 após ser segundo no Japão. Brasileiro também comemorou seus títulos de 1988 e 1990 no país
Depois da vitória no Grande Prêmio de Cingapura no último domingo (25), Sebastian Vettel ficou a apenas um ponto de conquistar o bicampeonato na Fórmula 1. Por isso, tudo indica que o alemão levantará seu segundo título na categoria no dia nove de outubro, no GP do Japão – palco pra lá de especial.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Especial por vários motivos. Logo em seu ano de estreia como sede na F1, em 1976,o país viu o britânico James Hunt ganhar ali o seu único título mundial. Depois disso, o GP do Japão ainda sediou mais 10 conquistas de título. Dentre os pilotos consagrados no Japão, estão nomes como o de Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alain Prost e Michael Schumacher.

Junto com o GP japonês, apenas o GP da Itália fez tantos campeões – ambos com 11 títulos. Vettel pode desempatar essa disputa a favor dos japoneses. Para isso, basta que ele cruze a linha de chegada entre os 10 primeiros ou que Jenson Button não vença a corrida.

Senna e Schumacher comemoraram títulos no Japão

Com todos os recordes que já quebrou e pelo que demonstrou nesta temporada, Vettel começa a colocar seu nome no grupo dos grandes pilotos da história da F1. Até por isso, um título no Japão seria interessante, já que o GP japonês consagrou alguns dos maiores pilotos de todos os tempos da categoria.

MiGCompFotoLinks_C:undefinedAyrton Senna, por exemplo, conquistou todos os seus três títulos lá: em 1988, 1990 e 1991, ano do último título do Brasil na categoria. Outro que fez a festa no Japão foi Michael Schumacher. O heptacampeão levou sua Ferrari a dois títulos em território japonês, em 2000 e 2003.

Além deles, Nelson Piquet, Alain Prost, Damon Hill, James Hunt e Mika Hakkinen (duas vezes) foram campeões em provas disputadas no Japão.

Brasil é o país que mais sediou títulos na última década

O GP do Brasil é o terceiro que mais sediou conquistas de títulos na Fórmula 1 – cinco vezes. Entretanto, todos esses triunfos aconteceram a partir dos anos 2000, e em sequência. De 2005 até 2009, o público brasileiro pôde ver em cinco oportunidades os pilotos saírem com a taça de campeão do mundo: Fernando Alonso (duas vezes), Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Jenson Button.

A seguir, confira a lista dos GPs que mais consagraram campeões na Fórmula 1:

GPs da Itália e do Japão: 11
GP do Brasil: 5
GP dos Estados Unidos: 4
GPs da Alemanha, de Portugal e do México: 3

Leia tudo sobre: Sebastian VettelRed BullF1Ayrton SennaGP do Japão

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG