Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Com 61 anos de F1, Silverstone apresenta versão modernizada

Neste domingo, a corrida será disputada pela primeira vez com novas áreas de paddock, pit e largada. Veja o que mudou

iG São Paulo |

Getty Images
Novo complexto de pit e paddock de Silverstone, inaugurado em maio
O Circuito de Silverstone recebe neste domingo (10) a nona etapa da temporada da Fórmula 1 cheio de novidades. Palco da primeira corrida da história da categoria, em 1950, o circuito passou por mudanças recentes para construir uma nova área de paddock, pits e largada (veja tabela com as alterações).

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A segurança foi o principal motivo para a realização das mudanças. Em 2007, Bernie Ecclestone, chefe da F1, chegou a ameaçar tirar o GP da Inglaterra de Silverstone e transferi-lo para o Circuito de Donnington Park, em Leicestershire, caso as melhorias não fossem feitas.

Divulgação
O novo formato do Circuito de Silverstone, estreado no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2010

Como os organizadores de Donnington Park não conseguiram levantar fundos suficientes para receber a categoria, Silverstone e F1 chegaram a um acordo para, entre outras coisas, a construção de uma nova área dos boxes.

As primeiras modificações foram concluídas para a corrida de 2010. Foi adotado o formato conhecido como “Arena”. Antes, o trecho entre a curva 1 (Abbey) e a curva 6 (Brooklands) era menor – desde o ano passado, uma série de novas curvas foi colocada no setor para tentar aumentar a quantidade de ultrapassagens nas corridas. Com isso, o circuito ficou aproximadamente 760m mais longo e 4s mais lento.

Porém, a maior novidade será estreada neste ano. Cumprindo a principal exigência de Bernie Ecclestone, um novo complexo de pit e paddock foi construído. Foram gastos para torná-lo um dos mais seguros do mundo cerca de R$ 71 milhões na obra, inaugurada em maio deste ano. O Grande Prêmio da Grã-Bretanha de MotoGP de 2011, disputado no dia 12 de junho deste ano, já testou a novidade.

Com a inovação, a reta localizada entre as curvas 18 (Club) e 1 (Abbey) passa a ser a nova reta dos boxes e de largada. O complexo antigo de pit e paddock ficava posicionado na reta entre as curvas 8 (Woodcote) e 9 (Copse). Neste trecho, estará disponível um novo setor para o público assistir à corrida.

Saiba quais foram as principais mudanças no Circuito de Silverstone nos últimos dois anos:

Circuito maior: ampliação entre as curvas Abbey e Brooklands deixou a pista 760m mais longa e 4s mais lenta
Nova reta de largada: será entre as curvas Club e Abbey. Antes, era entre as curvas Woodcote e Copsy
Complexo de pit e paddock: Obra recém-inaugurada, atende as exigências da F1 atual e estreará neste ano entre as curvas Club e Abbey. Antigo ficava entre as curvas Woodcote e Copsy
Novo setor de arquibancadas: Entre as curvas Woodcote e Copsy no lugar do antiho complexo de pit e paddock

Leia tudo sobre: F1SilverstoneBernie Ecclestone

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG