Espanhol leva ligeira vantagem nas vitórias, mas brasileiro teve mais poles em suas 30 primeiras corridas

Fernando Alonso alcançou no último domingo (31), no Grande Prêmio da Hungria , a marca de 30 corridas defendendo a Ferrari. Com o terceiro lugar que obteve em Hungaroring , o espanhol subiu ao pódio pela 16ª vez neste período – sendo que seis delas no lugar mais alto.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Se comparado ao início de Felipe Massa na escuderia italiana, há bastante equilíbrio ( veja mais na tabela abaixo ). O brasileiro conquistou cinco vitórias em suas 30 primeiras corridas pela Ferrari e foi para o pódio em 14 ocasiões.

Na Hungria, Alonso obteve seu 16º pódio pela Ferrari
AP
Na Hungria, Alonso obteve seu 16º pódio pela Ferrari

Vale ressaltar que os pilotos chegaram à equipe em situações bem distintas. Alonso fez sua primeira corrida com o macacão vermelho no GP do Bahrein de 2010 com 28 anos e dois títulos mundiais na bagagem. Com um currículo pra lá de respeitável, o espanhol conseguiu sua primeira vitória logo na estreia. Massa, que começou na Ferrari com 24 anos, em 2006, precisou de 14 provas para conquistar seu primeiro triunfo.

Na Hungria, Alonso obteve seu 16º pódio pela Ferrari
AP
Na Hungria, Alonso obteve seu 16º pódio pela Ferrari
Na comparação de poles, uma coincidência: os dois alcançaram sua primeira na 14ª prova pelo time. Massa saiu na frente na Turquia, palco de sua vitória inicial na equipe, e Alonso conquistou o feito no GP da Itália de 2010.

No comparativo de poles se encontra a maior diferença entre os dois. E a favor do brasileiro. Massa saiu oito vezes na posição de honra ao longo de suas 30 primeiras provas pelo time de Maranello. Alonso, apenas duas.

30ª corrida trouxe mais sorte para Massa

O terceiro lugar que Alonso conquistou na Hungria pode ser considerado um bom resultado, já que o espanhol largou na quinta posição em Hungaroring. Porém, em sua 30ª corrida pela Ferrari, Massa conseguiu um resultado melhor.

No Grande Prêmio da Turquia de 2007, prova em que completou a marca, o brasileiro subiu no lugar mais alto do pódio após largar na pole – coincidentemente, no mesmo palco de sua primeira vitória. Naquela corrida, Alonso, correndo pela McLaren, terminou em terceiro.

Veja comparação de Alonso e Massa em suas 30 primeiras corridas na Ferrari:

Fernando Alonso
Felipe Massa
Vitórias 6 5
Poles 2 8
Pódios 16 14

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.