Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Brasileiros tentam quebrar jejum de 30 GPs sem vitórias na F1

Massa e Rubinho contam com o bom histórico no Circuito de Valência, onde ambos já venceram, para pôr fim à marca negativa

Mariana Gianjoppe, iG São Paulo |

No dia 13 de setembro de 2009, a vitória de Rubens Barrichello no Grande Prêmio da Itália marcou o último triunfo de um brasileiro na Fórmula 1. De lá para cá, foram 30 corridas e o melhor resultado para o Brasil foram dois segundos lugares de Felipe Massa em 2010, nos GPs do Bahrein e da Alemanha.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Para acabar com esse incômodo jejum de vitórias, Massa e Barrichello apostam no bom retrospecto em Valência, palco da corrida deste domingo (26). O circuito, que começou a receber provas da categoria em 2008, traz boas lembranças aos dois pilotos.

Na estreia da pista, Massa não só venceu o GP, como também conquistou a pole position e fez a volta mais rápida da corrida. Naquele ano, o brasileiro da Ferrari fez sua melhor temporada na Fórmula 1. Depois de Valência, Massa ainda venceu as provas na Bélgica e no Brasil – onde conquistou sua última vitória na categoria.

No ano seguinte, em 2009, foi a vez de Barrichello – que corria pela Brawn GP na época – subir ao lugar mais alto do pódio em Valência. Aquela vitória entrou na história por dois motivos. Primeiro, porque marcou a 100ª vitória brasileira na Fórmula 1. Além disso, a conquista pôs fim a um período de quatro temporadas sem vitórias de Rubinho.

É bem verdade que, pelo desempenho da Williams até agora na temporada (a equipe tem apenas quatro pontos, todos do brasileiro), é muito improvável que Barrichello vença. Mas é possível repetir o feito do GP em Valência de 2010, quando, com a quarta colocação, Rubinho conquistou a melhor posição da Williams no ano.

Getty Images
Rubens Barrichello e Felipe Massa lutam contra jejum de 30 GPs sem vitórias brasileiras na F1

Massa, em compensação, precisa desesperadamente de uma vitória. O cargo do piloto na Ferrari está ameaçado e boatos pululam o tempo todo na mídia internacional dando conta do interesse da escuderia italiana em nomes como Jenson Button, Mark Webber e Nico Rosberg.

Além de não vencer desde 2008, o brasileiro ainda tem a marca negativa de sequer ter subido ao pódio na atual temporada – ao contrário de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que ficou entre os três melhores em duas corridas até agora.

A diferença entre os ferraristas é grande na classificação do campeonato. Enquanto o espanhol tem 69 pontos, o brasileiro tem apenas 32. Uma vitória em Valência poderia dar uma sobrevida a Massa na temporada. O GP da Europa acontece neste domingo (26), às 9h, e o iG Automobilismo mostrará em tempo real.
 

Leia tudo sobre: ferrarifelipe massarubens barrichellof1fórmula 1

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG