Bruno Senna, Rubens Barrichello e Luiz Razia brigam por vagas e tentam adiar o fim da escrita

Com o fim da temporada 2011 da Fórmula 1 – encerrada no domingo (27) com o Grande Prêmio do Brasil – três pilotos brasileiros ainda brigam por vagas na categoria para o ano que vem. Bruno Senna, Rubens Barrichello e Luiz Razia ainda não sabem se farão parte do grid em 2012. Se nenhum dos três conseguir um assento, será a primeira vez desde 1971 que só um piloto do Brasil – Felipe Massa – participará de uma temporada da categoria.

Veja também: Lotus Renault anuncia a contratação de Kimi Raikkonen

Em 1971, Emerson Fittipaldi conquistou três pódios e terminou o campeonato na sexta colocação. Desde então, sempre pelo menos dois brasileiros participaram de ao menos uma corrida na temporada.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

O número de vagas abertas na Fórmula 1 diminuiu na terça-feira (29), quando Kimi Raikkonen foi confirmado como titular da Lotus Renault para a temporada 2012. O anúncio, em tese, foi ruim para Bruno Senna , que terminou o ano como titular da escuderia e ainda briga por um assento.

Para conseguir a vaga, o brasileiro terá de desbancar o francês Romain Grosjean , o finlandês Heikki Kovalainen , o russo Vitaly Petrov e seu compatriota Rubens Barrichello, que também lutam pelo assento restante na Lotus Renault.

Razia também está na briga por uma vaga
Divulgação
Razia também está na briga por uma vaga
Por falar em Rubinho, o piloto pode receber de maneira positiva a contratação de Raikkonen. Isso porque a Williams – equipe em que Barrichello terminou o ano – também tinha interesse no finlandês. Por isso, o brasileiro terá um rival a menos se quiser continuar na escuderia. Por enquanto, no entanto, ele segue com a situação indefinida .

Por fim, outro brasileiro que tem chance de começar 2012 como titular é Luiz Razia . Neste ano, ele foi reserva da Team Lotus, equipe que só tem Jarno Trulli confirmado para a próxima temporada. Se o outro titular da equipe, Heikki Kovalainen, acertar com a Lotus Renault, o caminho do baiano pode ser facilitado.

Equipes começam a anunciar suas decisões

Não foi só a Lotus Renault que se movimentou nesta semana. Na segunda-feira (28), a Virgin, que já havia confirmado Timo Glock para 2012 , anunciou que Charles Pic será o seu outro titular na próxima temporada.

Agora, restam poucas vagas abertas no grid. As únicas que ainda não têm nenhum piloto confirmado para 2012 são Force India e Toro Rosso. Lotus Renault, Williams, Team Lotus e Hispania têm uma vaga cada.

Veja quais equipes ainda têm vagas para 2012:

Equipe Nº de vagas Candidatos
Force India 2 Adrian Sutil, Paul di Resta, Nico Hulkenberg e Rubens Barrichello
Toro Rosso 2 Jaime Alguersuari, Sébastien Buemi, Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne
Lotus Renault 1 Bruno Senna, Vitaly Petrov, Romain Grosjean, Heikki Kovalainen e Rubens Barrichello
Williams 1 Rubens Barrichello, Adrian Sutil e Jules Bianchi
Team Lotus 1 Heikki Kovalainen, Luiz Razia e Daniel Ricciardo
Hispania 1 Daniel Ricciardo, Vitantonio Liuzzi e Dani Clos
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.