Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Bicampeonato mundial de Ayrton Senna completa 21 anos

Brasileiro garantiu o título no GP do Japão, penúltimo do ano, após acidente polêmico com Prost

iG São Paulo |

Nesta sexta-feira (21), o bicampeonato mundial de Ayrton Senna na Fórmula 1 completa 21 anos. O piloto brasileiro, que corria pela McLaren naquele ano, garantiu seu segundo título no Grande Prêmio do Japão após polêmico acidente com Alain Prost, que tirou os dois da corrida e acabou com as chances matemáticas do francês. Nelson Piquet venceu aquela prova.

Veja também: Confira o especial do iG sobre o tricampeonato de Senna

A manobra de Senna serviu como troco para uma atitude semelhante tomada pelo francês um ano antes. No GP do Japão de 1989, era o brasileiro quem estava em desvantagem. Faltando menos de dez voltas para o fim, ele e Prost, então líder do campeonato, brigavam pela ponta. Porém, as McLarens se tocaram, forçando o abandono do francês. Senna ainda conseguiu voltar para a prova e vencê-la, mas foi desclassificado por, após o acidente, voltar para a pista utilizando a área de escape.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Em 1990, com o brasileiro em vantagem, o acidente aconteceu logo após a largada do GP do Japão, penúltima corrida da temporada, disputada no dia 21 de outubro daquele ano. Com o abandono de Prost, então piloto da Ferrari, o segundo título mundial de Senna foi matematicamente garantido.

No ano do bicampeonato, Senna conseguiu dez poles, seis vitórias e 11 pódios em uma temporada com 16 etapas. Terminou o campeonato com 78 pontos, contra 71 do vice-campeão Prost.

Na quinta-feira (20), mais uma data especial de Senna fez aniversário. O tricampeonato do piloto brasileiro completou 20 anos.

Leia tudo sobre: Ayrton SennaMcLarenF1Alain ProstNelson Piquet

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG