Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Bahrein tem dia de conflitos às vésperas da reunião da FIA

Um dia antes da reunião que decidirá a inclusão do país no calendário da F1, povo enfrentou a polícia

Gazeta |

O plano do governo do Bahrein e de Bernie Ecclestone de remarcar o GP do Bahrein ainda este ano no calendário da Fórmula 1 sofreu um duro golpe nesta quinta-feira. De acordo com a TV Al Jazeera, a região enfrentou mais um dia de conflitos entre a população manifestante e a Família Real na véspera da reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), na qual será decidido se há ou não condições da realização da prova no país.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Os governantes haviam decretado estado de emergência até a tarde da última quarta-feira (1). No entanto, nesta quinta (2) foram registradas confusões entre rebeldes e policias nas ruas não só de Manama, capital do país, mas em todo Estado. Segundo a reportagem, foram mais de 40 protestos no território bareinita.

O vice-presidente dos Direitos Humanos do Bahrein, Nabeel Rajab, disse que não espera que a situação melhore a curto prazo. "Eu acho que vamos ver mais protestos nos próximos dias. A iniciativa de instalar estado de emergência foi mais para atrair a F1, porque agiria como um indicador sobre a volta ao normal ou não do Bahrein. O governo está tentando desesperadamente mandar mensagens dizendo que tudo voltou ao normal, mas não voltou", declarou Rajab, que também revelou que a população tem sido atacada com munição pesada.

Já Jamal Fakhro, vice-presidente do Conselho de Shura do Bahrein, acredita que a Fórmula 1 pode voltar ainda este ano para o país. "O fim do estado de segurança nacional e o início dos diálogos são positivos. Será uma pena se algo for negativo a esse respeito. Não há nada de errado com isso (o país receber a F-1), pois a vida está de volta ao normal e será excelente tê-la de volta", alegou.

A população manifestante, por sua vez, deste o início do ano exige a saída da Família Real do poder. A reunião do Conselho Mundial da FIA, que decidirá se o Bahrein tem condições seguras para ser incluso na temporada de 2011, será realizada nesta sexta-feira, dia 3.

Leia tudo sobre: FIAF1GP do Bahrein

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG