Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Após vitória, Vettel admite que adotou estratégia arriscada

Piloto alemão foi aos boxes apenas uma vez, e acabou ajudado pela bandeira vermelha

Gazeta |

A estratégia utilizada por Sebastian Vettel para vencer o Grande Prêmio de Mônaco deste domingo (29) foi arriscada, mas escolhida pelo próprio piloto durante a prova. Enquanto seus adversários realizaram dois ou três pit stops, o alemão da Red Bull foi aos boxes apenas uma vez, e acabou beneficiado a seis voltas do fim, quando a prova estava sob bandeira vermelha e as equipes puderam trocar os pneus dos carros.

De acordo com Vettel, a decisão de permanecer na pista quando a maioria dos pilotos retornou aos boxes foi tomada por causa da entrada do safety car na pista, após o acidente com o brasileiro Felipe Massa. O alemão estava na liderança da corrida, mas não tinha a possibilidade de abrir vantagem sobre Button, que já havia trocado de pneus duas vezes.

"O safety car saiu e estávamos na liderança, mas ia ser muito difícil permanecer na frente. É complicado ultrapassar aqui, mas eles tinham mais aderência do que eu. Falei com a equipe e disse que queria ficar na pista porque era nossa única chance de vencer a corrida", afirmou.

Com a decisão, Vettel sustentou-se na ponta durante quase toda a prova, mas não apresentava o mesmo rendimento de Fernando Alonso e Jenson Button, que o pressionaram pela liderança.

O alemão foi beneficiado quando a corrida foi paralisada na 72ª volta por conta de um acidente com o russo Vitaly Petrov, quando Vettel já estava com os mesmos pneus há 56 voltas. Com a possibilidade de trocar pneus durante a bandeira vermelha, o alemão não foi mais ameaçado após a relargada e conquistou sua primeira vitória em Mônaco.

"Nós assumimos o risco. Queríamos ganhar e recebemos a recompensa. Estou feliz e é uma honra muito grande. É um dos melhores Grandes Prêmios de todo o ano e com certeza um muito bom de vencer", afirmou o alemão, após a vitória que o deixou com 58 pontos de vantagem na liderança do Mundial.

"É fantástico. Foi uma corrida muito longa e um grande caminho até a bandeira quadriculada. E em algumas partes da corrida a vitória parecia bem distante", complementou.

Leia tudo sobre: Sebastian VettelRed BullF1

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG