Alemão deixou a prova na primeira volta, e brasileiro perdeu a quarta posição depois de sair da pista. Relembre momentos decisivos

O Grande Prêmio de Abu Dhabi do último domingo (13) marcou o primeiro abandono de Sebastian Vettel na temporada. Sorte de Lewis Hamilton, que aproveitou o problema do alemão para vencer pela terceira vez no ano.

Leia também: Chefe da Red Bull elogia postura de Vettel após abandono

Fora a falha na Red Bull de Vettel, o Circuito de Yas Marina foi palco também de algumas boas brigas por posição e de uma rodada de Felipe Massa, que fez com que o brasileiro perdesse o quarto lugar no fim da prova.

A seguir, confira os momentos decisivos do GP de Abu Dhabi.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

1) Vettel abandona após boa largada

No sábado, Vettel havia conquistado sua 14ª pole position na temporada e igualado o recorde de Nigel Mansell . Saindo na frente, tudo levava a crer que o alemão faria mais uma prova tranquila em busca de sua 12ª vitória no ano. Porém, depois de largar bem, o alemão teve um problema no pneu traseiro direito, rodou e, no caminho até os boxes, danificou totalmente a suspensão de seu carro.

Foi o primeiro abandono de Vettel em 2011 . Quem se deu bem com isso foi Hamilton, que se aproveitou da falha da Red Bull para assumir a ponta ainda na primeira volta e não perder mais o posto.

2) Button e Webber protagonizam bela briga por posição

Na 15ª volta, Button e Webber, na briga pelo terceiro lugar, fizeram a mais bela disputa por posição da corrida. O australiano da Red Bull estava atrás do piloto da McLaren e conseguiu fazer a ultrapassagem na curva 1 – os dois chegaram a se tocar na manobra. Logo na sequência, porém, o britânico deu o troco e não perdeu mais o terceiro lugar.

A disputa era importante também para a classificação do Mundial de Pilotos, que tem Button como principal favorito ao vice-campeonato .

3) Felipe Massa roda e perde quarta posição

Por conta do abandono de Vettel e dos erros de Webber, Massa chegou na parte final da prova com chances reais de terminar na quarta colocação – o que seria seu melhor resultado na temporada. Uma rodada na 49ª volta, porém, tirou as chances do brasileiro terminar à frente de Webber.

Massa perdeu o controle do carro, saiu da pista e perdeu alguns segundo preciosos por conta disso. Depois da corrida, o brasileiro alegou perda de aderência dos pneus médios .

4) Erros tiram Webber do pódio

A prova de Webber foi marcada por dois erros. Um deles em seu primeiro pit stop – quando os mecânicos da Red Bull demoraram para fazer a troca de um dos pneus, o que causou grande atraso para o australiano. Além disso, aconteceu também uma falha de estratégia por parte da equipe.

Webber foi o único piloto que pontuou a fazer três paradas durante a prova. A última delas (para colocar os pneus médios, que precisavam ser usados obrigatoriamente) aconteceu já na última volta. A entrada nos boxes, porém, fez com que o australiano perdesse a terceira posição para Button e ficasse fora do pódio.

5) Barrichello faz grande prova de recuperação

O fim de semana começou muito mal para Rubens Barrichello. No sábado, no último treino livre , a Williams do brasileiro teve problemas no motor. Como os mecânicos da equipe não resolveram a falha até o classificatório, o piloto foi obrigado a largar na última posição do grid.

No domingo, porém, o brasileiro superou os problemas e, em grande prova de recuperação, pulou da 24ª posição para terminar em 12º , apenas duas colocações atrás da zona de pontuação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.