Felipe Massa havia se aposentado da Fórmula 1 no fim da temporada de 2016, mas, como todos sabem, ele voltou atrás e será um dos dois pilotos da Williams em 2017 . Para aguentar firme o 15º ano à frente de um F1, o piloto de 35 anos tem cuidado muito da parte física e um brasileiro é responsável por isso.

O educador físico, Alex Azevedo, é o encarregado por preparar e cuidar do condicionamento físico de Felipe Massa na temporada 2017 da Fórmula 1, que dá a largada no dia 26 de março, no Grande Prêmio da Austrália. Focado em qualidade, controle do movimento e consciência corporal, o personal tem a responsabilidade de preparar o piloto para os novos desafios impostos pelas alterações de regras e mudanças dos carros nessa temporada.

Felipe Massa havia se aposentado, mas decidiu voltar e terá carro mais agressivo em mãos
Reprodução
Felipe Massa havia se aposentado, mas decidiu voltar e terá carro mais agressivo em mãos

Para quem não sabe, os carros ficaram mais agressivos. Asas, pneus e carrocerias estão maiores, o que aumenta a pressão aerodinâmica e a velocidade, podendo ficar até 40 km/h mais rápido nas curvas e exigindo muito mais condicionamento físico dos pilotos.

“Com o aumento da velocidade em curvas, a força G sobre os pilotos também é ampliada, o que certamente demanda mais preparo e força do piloto. Para que o Felipe dê boas respostas diante das novas regras, estamos focando muito no trabalho de fortalecimento da coluna cervical e circuitos cardiovasculares, mesclando com treinos metabólicos e de força”, afirma Azevedo, que acompanhará o piloto por todos os países que sediarem as corridas, com treinamentos específicos de acordo com a exigência de cada traçado de pista.

Leia também: Galvão Bueno sobre amizade com Ayrton Senna: "A gente se divertia demais"

“O trabalho todo é realizado englobando o aspecto físico e o mental. Em uma sessão de treinamento, que dura de 50 a 90 minutos, mesclamos o trabalho cardiovascular com exercícios de força e potência, de resistência e de equilíbrio, além de movimentos que apurem seu tempo de reação (reflexo) e sua coordenação respiratória. Tudo na exigência de máxima concentração. Isso porque o foco é na qualidade e no total controle de cada movimento executado”, continua.

Felipe Massa treina firme para mais uma temporada da F1
Arquivo pessoal/Alex Azevedo
Felipe Massa treina firme para mais uma temporada da F1

“O conceito usado é o de que quem controla o movimento é o atleta, e não ao contrário. Isso exige uma completa e complexa estabilização do corpo. Cada movimentação deve ser feita de forma pensada, jamais mecanicamente. Essa estratégia permite ao Felipe aprofundar o conhecimento de seu próprio corpo, o que faz total diferença num momento de ultrapassagem ou de defesa de uma posição”, acrescenta.

Parceria

Antes de ser escolhido para compor a equipe de Felipe Massa, Alex Azevedo já trabalhava com o piloto há quase dois anos. “Sempre que Felipe vinha ao Brasil eu cuidava de seu treinamento físico. Aproveitei a oportunidade para estudar e aprofundar minuciosamente a mecânica do movimento existente no esporte, bem como todos os músculos envolvidos no automobilismo. Assim, fui me capacitando para atender as necessidades de um atleta do nível do Felipe”, conta o educador físico.

Leia também: "Ayrton Senna não era deste planeta. Era de outra dimensão", diz Galvão Bueno

Com apenas 26 anos, Alex explica que a preocupação constante com a qualidade do movimento foi um dos diferenciais que o fizeram crescer e se destacar na profissão. “É preciso ter conscientização corporal em qualquer movimento que façamos, mesmo os mais rotineiros, bem como treinar e coordenar o corpo de maneira inteligente, sem exageros de sobrecarga, de modo que o movimento aconteça de forma natural, eficiente e equilibrado. A ideia é a mesma para o Felipe. O sucesso em seu trabalho de condicionamento está ligado à busca do corpo equilibrado, capaz de realizar os movimentos que requer a sua modalidade esportiva de maneira coordenada e consciente”, continua.

Alex Azevedo aproveita para avisar aos amantes do automobilismo que Felipe Massa está com excelente condicionamento físico. “Felipe é um atleta muito resistente e com tempo de reação extremamente apurado. Os primeiros testes já mostraram que ele se encontra em ótima forma física e com todas as condições de nos dar muitas alegrias”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!