Webber lidera dobradinha da Red Bull e larga na pole no GP de Abu Dhabi

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Australiano marcou o melhor tempo no treino de qualificação deste sábado, seguido pelo alemão Sebastian Vettel, já campeão mundial. Massa ficou à frente de Alonso no grid

AP/Hassan Ammar
Webber comemora a pole em Abu Dhabi, cercado por Sebastian Vettel (2º no grid) e Nico Rosberg (3º)

O australiano Mark Webber quebrou a rotina da Fórmula 1 e cravou neste sábado a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O piloto da Red Bull garantiu a primeira posição no final do Q3, com o excelente tempo de 1min39s957. Para confirmar a dobradinha da equipe austríaca, Sebastian Vettel, campeão mundial da temporada por antecipação, foi o segundo mais rápido.

A dupla da Mercedes formada por Nico Rosberg e Lewis Hamilton formam a segunda fila no grid, respectivamente terceiro e quarto lugares. Já o brasileiro Felipe Massa mais uma vez largará à frente do companheiro de equipe Fernando Alonso, após marcar o oitavo tempo. O espanhol não passou pelo Q2 e sairá em 11º. O Grande Prêmio de Abu Dhabi está marcado para as 11 horas (de Brasília) deste domingo.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Veja imagens do treino da F1 em Abu Dhabi

O australiano Mark Webber comemora com a torcida a pole position em Abu Dhabi assim que parou o carro nos boxes. Foto: Getty ImagesO australiano Mark Webber cravou o melhor tempo no treino de classificação para o GP de Abu Dhabi. Foto: Getty ImagesMark Webber assegurou a pole com uma volta excepcional. Foi o único pilito a correr abaixo da casa de 1min40s. Foto: APO inglês Lewis Hamilton teve problemas em sua Mercedes no final do treino, mas ainda conseguiu o quarto treino. Foto: Getty ImagesO francês Romain Grosjean, da Lotus, conseguiu o sétimo melhor tempo no treino de qualificação deste sábado. Foto: Getty ImagesO brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, mais uma vez ficou à frente do companheiro Fernando Alonso e sairá em 8º lugar. Foto: Getty ImagesO espanhol Fernando Alonso, que sairá em 11º lugar, não ficava fora do Q3 desde o GP da Europa de 2012. Foto: Getty ImagesSebastian Vettel foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres em Abu Dhabi, nesta sexta-feira. Foto: Hassan Ammar/APAntes dos treinos livre, tetracampeão Vettel atendeu aos fãs e distribuiu autógrafos na pista Yas Marina. Foto: Mark Thompson/Getty ImagesVettel já o dono do título da temporada e segue na liderança nos treinos. Foto: Luca Bruno/APFernando Alonso, da Ferrari, foi mais rápido que o companheiro Felipe Massa nos treinos desta sexta-feira. Foto: Mark Thompson/Getty ImagesFelipe Massa deixa os boxes da Ferrari, No primeiro treino livre ele ficou em 17º lugar. Depois, subiu para 10ª posição . Foto: Ahmed Jadallah/REUTERSRomain Grosjean é visto nos boxes da Lotus durante treino livre para o GP de Abu Dhabi. Ele liderou a primeira sessão. Foto: Paul Gilham/Getty ImagesOlhar de Lewis Hamilton da sua Mercedes durante os treinos livres de sexta-feira em Abu Dhabi. Foto: Paul Gilham/Getty ImagesHamilton conversa com o pai nos boxes da Mercedes nos treinos livres para o GP de Abu Dhabi. Foto: Luca Bruno/APVista do circuito Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Foto: Mark Thompson/Getty Images


Em sua última temporada na Fórmula 1, o experiente Webber, 37 anos, alcançou a 13ª pole position de sua carreira, tendo sido o único a rodar abaixo de 1min40s. Vettel, que largará em segundo, cravou o tempo de 1min40075, enquanto o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, completou o grupo dos três primeiros ao registrar 1min40s419.

O inglês Lewis Hamilton, também da Mercedes, sofreu um problema no carro no final do treino e acabou rodando, mas ainda assim conquistou o quarto lugar, à frente do finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus.

E mais: Perto do adeus, Webber valoriza pole postion em Abu Dhabi

Superado pelo alemão Nico Hulkenberg (Sauber) e pelo francês Romain Grosjean (Lotus), o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) parte da oitava colocação do grid de largada. O mexicano Sérgio Perez (McLaren) e o australiano Daniel Ricciardo (Toro Rosso) completaram o grupo dos 10 primeiros.

Eliminado da parte final do treino, o espanhol Fernando Alonso encerrou a qualificação de forma melancólica e reclamando dos problemas em sua Ferrari. Foi a primeira vez que Alonso não participou do Q3 desde o Grande Prêmio da Europa de 2012, vencido justamente pelo bicampeão mundial.

Veja ainda: Alonso não se importa com vantagem de Massa no grid em Abu Dhabi

Em uma temporada sofrível da McLaren, o britânico Jenson Button conseguiu apenas a 13ª colocação. A Williams, mais uma equipe tradicional em baixa, também ficou fora da briga pela pole, pois o venezuelano Pastor Maldonado terminou no 15º lugar do grid, uma posição à frente do finlandês Valtteri Bottas.

Ganhador das últimas seis etapas, Sebastian Vettel persegue o recorde de sete vitórias consecutivas estabelecido pelo compatriota Michael Schumacher em 2004. O italiano Alberto Ascari, mais um piloto da Ferrari, também venceu sete provas seguidas, mas seis na temporada de 1952 e uma já em 1953.

No Mundial de Construtores, a Red Bull também foi campeã de maneira antecipada, mas o segundo lugar, sinônimo de uma boa premiação, é disputado por Mercedes, Ferrari e Lotus. 

Confira o grid de largada do Grande Prêmio de Abu Dhabi:

1º) Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min39s957
2º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min40s075
3º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min40s419
4º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min40s501
5º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1min40s542
6º) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - 1min40s576
7º)  Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min40s997
8º) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min41s015
9º)  Sérgio Perez (MEX/McLaren) - 1min41s068
10º) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – 1min41s111
11º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1min41s093
12º) Paul di Resta (ESC/Force India) - 1min41s133
13º) Jenson Button (ING/McLaren) - 1min41s200
14º) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min41s279
15º) Pastor Maldonado (VEM/Williams) - 1min41s395
16º) Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min41s447
17º) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1min41s999
18º) Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1min42s051
19º) Giedo van der Garde HOL/Caterham) – 1min43s252
20º)  Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1min43s398
21º)  Charles Pic (FRA/Caterham) - 1min43s528
22º) Max Chilton (ING/Marussia) – 1min44s198

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas