Japonês criou site de arrecadação de fundos e tenta conquistar uma das vagas restantes para a próxima temporada

O grid da Fórmula 1 pode ter uma baixa considerável para a próxima temporada. Kamui Kobayashi perdeu seu posto na Sauber e agora luta por uma das poucas vagas restantes em outras escuderias. Apesar de não ter um currículo com grandes resultados na categoria, o japonês é um dos pilotos mais queridos pelo público brasileiro.

Leia também:  Diretor-técnico da HRT afirma que equipe vai deixar a Fórmula 1

A adoração dos fãs por Kobayashi, inclusive, foi tema abordado com o piloto antes do GP do Brasil do último fim de semana. “Eu ouvi de diferentes pessoas que tenho vários fãs brasileiros, o que é uma surpresa para mim, mas é muito legal”, afirmou o japonês na ocasião, aproveitando para retribuir o carinho. “Eu gosto do Brasil, dos brasileiros e das churrascarias”, concluiu.

Na tentativa de permanecer na F1, Kobayashi lançou, através da empresa que administra sua carreira, um site de arrecadação de fundos e, em poucos dias, a quantia arrecadada já superava R$1,5 milhão.

Dinheiro é exatamente o maior entrave para a continuidade do japonês na categoria na próxima temporada. Com cada vez mais pilotos apoiados por patrocínios milionários, Kobayashi se viu em uma situação desfavorável e agora tem de correr atrás da parte financeira para viabilizar sua permanência.

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores

Suas maiores chances estão em duas equipes: Lotus e Force India. Na escuderia indiana, no entanto, a concorrência é muito grande. Pilotos como Bruno Senna, Jules Bianchi, Adrian Sutil e Luiz Razia também brigam pela vaga e Kobayashi aparece como azarão na disputa.

Kobayashi subiu no pódio em sua corrida em casa, no Japão
Getty Images
Kobayashi subiu no pódio em sua corrida em casa, no Japão

Na Lotus, porém, a situação é um pouco mais favorável. Kimi Raikkonen está confirmado na equipe em 2013, mas ainda não sabe quem será seu companheiro. Romain Grosjean tem apoio dentro do time, mas as várias “barbeiragens” que causou durante a temporada contam contra, o que pode complicar sua situação. Nesta semana, a imprensa finlandesa chegou a noticiar que Kobayashi surge como um dos favoritos para o lugar do francês.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A possibilidade de sair da F1 surge exatamente após a melhor temporada de Kobayashi na categoria. O japonês, que conseguiu um histórico pódio no GP do Japão, marcou 60 pontos e terminou o Mundial na 12ª posição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.