Confira os dez principais momentos do tricampeonato do alemão, que foi coroado em uma corrida emocionante em Interlagos

O resultado do Grande Prêmio do Brasil deste domingo (25) definiu o título de 2012 da Fórmula 1 a Sebastian Vettel, mas foi precedido por outros momentos importantíssimos na caminhada do alemão para se tornar o tricampeão mais jovem da história. Confira abaixo os dez principais momentos da temporada de Vettel:

Leia também: Vettel é tricampeão em corrida emocionante em Interlagos

1 – Altos e baixos no início do ano

Depois de uma temporada 2011 completamente dominante, Vettel era o piloto a ser batido no início do ano. No começo do campeonato, no entanto, a hegemonia do alemão foi colocada em xeque. Na Austrália, a McLaren foi dominante, mas Vettel ainda conseguiu arrancar um segundo lugar. O 11º lugar na Malásia, entretanto, colocou o alemão distante dos líderes. O início de sua recuperação veio na terceira etapa, na China. Após um classificatório em que nem alcançou o Q3 (largou em 11º), o piloto da Red Bull fez corrida de recuperação e terminou em quinto.

2 – Primeira vitória da temporada vem com liderança

Depois de muita incerteza sobre a realização ou não da prova, a F1 desembarcou no Bahrein para a quarta etapa do ano. O circuito de Sakhir viu o cenário que todos estavam mais acostumados desde o último ano: Vettel cravou a pole no fim do classificatório e venceu de ponta a ponta, segurando os ataques de Kimi Raikkonen no fim para assumir a liderança do campeonato pela primeira vez na temporada, tirando Lewis Hamilton do topo.

3 – Estratégia salva prova em Mônaco

Depois de terminar o GP da Espanha na sexta posição, Vettel dividia a liderança do Mundial com Alonso quando a F1 chegou a Mônaco para a sexta etapa do ano. E o fim de semana começou complicado: com dificuldades no classificatório, Vettel nem marcou tempo no Q3 e largou em nono, graças a uma punição a Pastor Maldonado. Mesmo em um circuito onde ultrapassagens são complicadas, o alemão conseguiu terminar em quarto graças à estratégia de largar com pneus macios enquanto todos os outros pilotos esperavam por uma chuva no início da prova, o que não aconteceu. Vettel saiu do Principado sem a liderança, mas minimizou os estragos para que pudesse recuperar posteriormente.

4 – Abandono em Valência

O Grande Prêmio da Europa, em Valência, foi o momento mais delicado do campeonato para Vettel. Dominante depois de largar na pole, o piloto poderia se tornar o primeiro a vencer duas provas em 2012, mas um problema no alternador fez Vettel abandonar e deu a vitória a Alonso, que largou em 11º, fez uma exibição de gala e contou com a sorte para abrir 20 pontos de vantagem na liderança do Mundial, deixando Vettel em quarto.

5 – Acidente de Alonso na Bélgica

Depois de Valência, Vettel ficou entre os cinco primeiros na Inglaterra, na Alemanha e na Hungria, mas foi para as férias de agosto em terceiro no Mundial, 42 pontos atrás de Alonso. Após a pausa, o GP da Bélgica foi extremamente importante para Vettel colar de novo no espanhol. Depois de largar em décimo, o alemão contou com um acidente na largada causado por Romain Grosjean que tirou quatro pilotos da prova, inclusive o ferrarista. Com isso, Vettel chegou em segundo e voltou a subir no campeonato.

6 – Vettel herda vitória em Cingapura

Depois de ver a McLaren dominar em Monza com a vitória de Hamilton, Vettel virou coadjuvante em um campeonato em que o britânico brigava com Alonso pelo topo. Em Cingapura, início de uma sequência de cinco provas na Ásia, Vettel vinha atrás de Hamilton, que seguia para a vitória tranquilamente. Porém, um problema na McLaren tirou o britânico da corrida e deu a segunda vitória no campeonato para Vettel.

7 – Suzuka: triunfo e abandono de Alonso

Depois de largar na pole position em Suzuka, Vettel já mostrava que voltaria à briga pelo título no fim do campeonato. O que o piloto da Red Bull não contava era com o abandono de Alonso, que largou em sexto, mas saiu da prova após tocar o carro na Lotus de Kimi Raikkonen. Com a vitória no circuito japonês, a diferença do espanhol para Vettel caiu para apenas quatro pontos a cinco provas para o fim do campeonato.

8 – Volta à liderança

A prova na Coreia do Sul serviu para Vettel tirar Alonso da liderança e assumir o topo da tabela. O momento-chave daquela prova foi a largada, na qual alemão conseguiu ultrapassar seu companheiro, Mark Webber, que fez a pole position. Depois, só precisou segurar a vitória até o fim da corrida, abrindo seis pontos de vantagem para Alonso, que foi o terceiro.

9 – Show em Abu Dhabi

Depois de vencer na Índia e aumentar para 13 pontos sua vantagem na liderança, a corrida em Abu Dhabi, última na Ásia, foi um grande momento para o mais novo tricampeão. Vettel iria largar em terceiro, mas ficou sem combustível no fim do classificatório e foi punido, caindo para último no grid em um circuito conhecido por ter poucos pontos de ultrapassagem.

Mas, no domingo, a sorte voltou para o lado de Vettel, que deu um show na pista. Depois de a Red Bull mexer em seu carro, largou dos boxes e começou a ganhar posições. Um problema no bico, porém, fez o piloto optar por parar nos boxes mais cedo, voltando para as últimas posições. Mas dois Safety Cars durante a prova ajudaram sua grande prova de recuperação e, no fim, Vettel ainda fez uma linda ultrapassagem sobre Jenson Button para garantir a terceira posição, atrás de Alonso, mantendo assim dez pontos de vantagem no campeonato.

10 – Título em um emocionante GP do Brasil

O tricampeonato de Vettel veio após uma prova emocionante e cheia de alternativas em Interlagos. A prova já começou com um drama para o alemão, que foi tocado por Bruno Senna e rodou, caindo para último na primeira volta.

Depois de se recuperar, ainda viu a Red Bull errar na estratégia, tendo que chamá-lo duas vezes seguidas para trocar pneus por causa da indefinição da chuva. No fim da prova, assumiu a sexta posição enquanto Fernando Alonso se manteve em segundo, o que deixou o título nas mãos de Vettel, que se tornou o tricampeão mais jovem da história da categoria.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.