Sessão define grid de largada para a prova decisiva da temporada 2012. McLaren, com Hamilton e Button, é a favorita à pole, mas Vettel e Alonso estão no páreo

Clique aqui para atualizar o tempo real. 

Q3

Fim do Classificatório -
Hamilton crava a pole position: 1min12s458. Atrás dele ficaram Button e Webber. Vettel é apenas o quarto, seguido por Massa, Maldonado, Hulkenberg, Alonso, Raikkonen e Rosberg. Apesar da quarta posição, Vettel começa bem à frente de Alonso e inicia bem a briga pelo título. O GP do Brasil acontece neste domingo, às 14h. O iG faz a cobertura em tempo real. 

Minuto 8 -
Pilotos volta à pista para suas últimas voltas. Momento decisivo. 

Minuto 6 -
Vettel cometeu um erro em sua volta rápida e agora está atrás de Alonso. 

Minuto 5 -
Os cinco melhores neste momento: Hamilton, Button, Webber, Massa e Alonso. 

Minuto 4 -
Só Maldonado, Raikkonen e Hulkenberg ainda não estão marcando tempo. 

Minuto 1 -
Rosberg é o primeiro a entrar na pista para a parte final do treino. 

Início do Q3 -
Na parte final do classificatório, os pilotos têm 10 minutos para brigarem pelo melhor tempo. A disputa pela pole parece que vai ficar entre Vettel e Hamilton. Alonso precisa ir bem para chegar bem na corrida que decide o título. 

Daqui a pouco começa a parte final do classificatório. Os 10 pilotos que brigam pela pole são: Vettel, Hamilton, Button, Webber, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg, Rosberg, Alonso e Massa. Se mantiverem o mesmo ritmo, os pilotos da Ferrari têm poucas chances de chegar perto de Red Bull e McLaren. 

Q2 

Fim do Q2 -
Os sete eliminados no Q2 são, na ordem, Di Resta, Bruno Senna, Pérez, Schumacher, Kobayashi, Ricciardo e Vergne. O melhor tempo foi de Vettel, seguido por Hamilton e Button. Massa ficou em 10º e quase foi eliminado do treino. 

Minuto 12 -
Neste momento, os cinco primeiros são: Vettel, Hamilton, Raikkonen, Webber e Alonso. 

Minuto 10 -
Vettel, Hamilton, Webber e Button vão para a pista. 

Minuto 6 -
Os cinco primeiros no momento: Alonso, Massa, Hulkenberg, Rosberg e Schumacher. Os pilotos de Red Bull e McLaren ainda não foram para a pista. 

Minuto 4 -
Alonso é o mais rápido do Q2 até agora, seguido por Hulkenberg, Massa, Schumacher e Raikkonen. 

Minuto 1 - O incidente envolvendo Grosjean e De la Rosa, no Q1, está sendo investigado e a decisão será definida depois do treino. Os dois pilotos já estão fora do classificatório. 

Início do Q2 - Nesta parte do treino, os pilotos precisam ficar entre os 10 primeiros para seguir com chances de conqusitar a pole position. São 15 minutos de Q2. 

Q1

Fim do Q1 - Apesar das condições atípicas de clima nesta primeira parte do treino, com pista molhada no início, não houve nenhuma grande surpresa entre os eliminados. Todos os pilotos das nanicas estão fora. Além deles, Grosjean também está fota, depois de ter problemas no carro. Do 18º ao 24º ficaram, respectivamente, Grosjean, Petrov, Kovalainen, Glock, Pic, Karthikeyan e De la Rosa. Lá na frente, o mais rápido foi Lewis Hamilton, com 1min15s075. 

Minuto 18 - Grosjean tem problemas no bico e precisa trocar a peça. 

Minuto 16 - Nico Rosberg, da Mercedes, acaba de fazer o tempo mais rápido da sessão. 

Minuto 15 - Os cinco primeiros neste momento são: Hamilton, Alonso, Massa, Hulkenberg e Senna. Vettel está em oitavo.

Minuto 11 - Agora os pilotos das grandes equipes abres suas voltas. 

Minuto 10 - Neste momento, os cinco primeiros são: Maldonado, Vergne, Di Resta, Kovalainen e Kobayashi. 

Minuto 7 - Nenhum piloto das três principais equipes do grid saíram dos boxes até agora. A esperança de Red Bull, McLaren e Ferrari é que não chova nos próximos minutos. 

Minuto 5 - O melhor tempo até agora é de Kamui Kobayashi, 1min24s957. 

Minuto 3 - Uma parte da pista está seca, outra já está mais molhada. Os carros que estão no circuito estão tendo dificuldade para se manter no traçado. 

Minuto 1 - Os pilotos das nanicas Marussia, Caterham e HRT já foram à pista. A ideia é marcar tempo logo e esperar a chuva atrapalhar os outros times. 

Início de Treino - Começa o treino classificatório para a etapa decisiva da temporada 2012 da Fórmula 1. A maior expectativa na circuito é com relação ao clima: se vai ou na chover. Neste momento, uma garoa fina cai em Interlagos. Resta ver como será no restante da sessão. Vale lembrar que, no Q1, os pilotos têm 20 minutos para tentar ficar entre os 17 melhores. Os últimos sete são eliminados do treino. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.