Três anos depois, Interlagos volta a decidir um título da Fórmula 1

Circuito brasileiro definiu cinco campeonatos consecutivos entre 2005 e 2009 e verá Sebastian Vettel ou Fernando Alonso ser coroado no próximo domingo

Bruno Gecys - iG São Paulo |

Os fãs brasileiros da Fórmula 1 terão mais uma vez a chance de ver o título da categoria ser conquistado em Interlagos. Depois de não definir o campeonato em 2010 e 2011, o circuito brasileiro será palco da definição do vencedor da acirrada disputa entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso no próximo fim de semana.

Leia também:  Não será fácil superar Vettel, reconhece chefe da Ferrari

Esta é a sexta vez em que a prova brasileira será decisiva para o título. Em 2004, o Grande Prêmio do Brasil foi transferido para a parte final do campeonato e, desde então, viu grandes disputas. No primeiro ano como última prova do calendário, porém, o título de Michael Schumacher veio com quatro etapas de antecedência.

A primeira decisão em Interlagos ficou para a temporada de 2005, quando Alonso tornou-se campeão mundial pela primeira vez. Naquele ano, o GP do Brasil foi a antepenúltima prova da temporada e o espanhol abriu mais de 20 pontos de vantagem para Kimi Raikkonen após ser terceiro colocado na prova brasileira para garantir o título.

Em 2006, Interlagos voltou a ser palco do título de Alonso. O espanhol, que nunca venceu no circuito brasileiro, chegou à ultima prova com 10 pontos de vantagem para Michael Schumacher e só perderia o título se abandonasse, mas um segundo lugar na prova vencida por Felipe Massa rendeu seu bicampeonato.

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores 

Depois dos títulos do espanhol, São Paulo viu duas disputas de título emocionantes nos anos seguintes. Em 2007, Kimi Raikkonen chegou à última corrida em terceiro no Mundial, atrás de Lewis Hamilton e Alonso. O finlandês, porém, venceu a prova e contou com uma combinação de resultados de seus rivais para batê-los por um ponto de diferença e conquistar o título com a Ferrari.

Entre as decisões recentes, a de 2008 é talvez a que mais esteja na memória dos brasileiros. Massa vinha na segunda posição do campeonato antes da corrida, atrás de Hamilton, mas o cenário ficou cada vez mais favorável durante a prova em Interlagos. O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro e sagrava-se campeão naquele momento, mas Hamilton ultrapassou Timo Glock nos metros finais para ganhar a quinta posição e ficar um ponto à frente do ferrarista na classificação, estragando a festa da torcida brasileira em Interlagos.

Getty Images
Em 2006, Alonso conquistou seu bicampeonato no Brasil

Em 2009, a prova foi a penúltima do calendário, antes de Abu Dhabi, mas mesmo assim definiu o campeão. No ano do domínio da Brawn GP, Jenson Button foi campeão após ser quinto lugar em Interlagos e acabar com as chances matemáticas de Rubens Barrichello, seu companheiro, e Sebastian Vettel, que foi vice-campeão em seu primeiro ano com a Red Bull.

Siga o iG Automobilismo no Twitter 

Desde aquele 18 de outubro de 2009, porém, o título não foi mais definido no Brasil. Na temporada seguinte, Sebastian Vettel foi campeão em Abu Dhabi, uma corrida depois de Interlagos. Já em 2011, o bicampeonato do alemão foi definido com quatro etapas de antecedência, no Japão.

Na briga para ser o tricampeão mais jovem, Vettel está com vantagem

Além do título, a prova brasileira vai definir também quem será o tricampeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1, batendo o recorde de Ayrton Senna. E quem está com vantagem na disputa é Vettel, que está 13 pontos à frente de Alonso e conquistará o título se chegar em quarto sem depender de nenhum outro resultado.

Para Alonso, a situação está mais complicada. Depois de adiar a festa de Vettel nos Estados Unidos com um terceiro lugar, o espanhol precisa tirar os 13 pontos de seu rival na prova brasileira. Se vencer no Brasil, Alonso teria então de torcer para Vettel não chegar entre os quatro primeiros colocados para comemorar seu tricampeonato em solo brasileiro. 

Getty Images
Vettel disputa com Alonso título da temporada

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: Fernando AlonsoSebastian VettelFelipe MassaInterlagosFórmula 1F1

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG