Piloto da Red Bull já tem mais vitórias que o brasileiro e mais poles que o heptacampeão quando também atingiram centésima prova, além de bater atuais rivais do grid

Sebastian Vettel tem apenas 25 anos de idade, mas já tem o nome marcado na história da Fórmula 1. O "garoto prodígio" completa 100 provas pela categoria no próximo domingo (18), no GP dos Estados Unidos , onde pode se tornar o mais jovem tricampeão mundial da categoria. Além disso, o piloto alemão já apresenta alguns números melhores que outras lendas da F1 tinham quando completaram seus 100 GPs.

Leia também: Vettel precisa ganhar o título antes do GP do Brasil, alerta Webber

Alguns números de Vettel são superiores até aos do tricampeão Ayrton Senna. Em seu 100º GP, na Bélgica, em 1989, o brasileiro somava 19 vitórias, enquanto Vettel já tem 26 triunfos. No quesito poles, uma especialidade do brasileiro, a disputa está empatada: 36 para ambos - caso faça a pole em Austin, no próximo sábado, Vettel passaria Senna e ficaria a 28 poles de superar o número total do brasileiro, que conquistou 65 na carreira.

Os números mostram que o início de carreira de Vettel é superior também ao de seus grandes rivais da F1 atual e bem parecido ao do heptacampeão Michael Schumacher. Além de superar Senna, Vettel também tem retrospecto melhor em número de poles que o alemão da Mercedes tinha quando completou sua centésima prova.

Schumacher somou 17 poles em seus primeiros 100 GPs, menos da metade das de Vettel até agora. Em vitórias, Vettel já empatou com o compatriota, que também tinha 26 até este ponto da carreira. O piloto da Red Bull também supera o início de carreira de Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen em número de vitórias. Ainda muito jovem e já contando com expressivos números, é possível que Vettel faça o que muitos consideram impossível: superar todos os recordes de seu compatriota e mentor, Michael Schumacher, que se aposenta ao fim desta temporada.

Início de carreira de Vettel na F1 é bem semelhante ao do heptacampeão Schumacher
Getty Images
Início de carreira de Vettel na F1 é bem semelhante ao do heptacampeão Schumacher

Vettel segue quebrando recordes desde sua primeira prova

Vettel já estreou na F1 chamando atenção, e dando indícios de que seria um dos maiores da história. Em seu primeiro GP, nos EUA, pela equipe BMW-Sauber, alcançou a zona de pontuação, somando o primeiro dos muitos pontos que viria a conquistar na categoria e cravando logo seu primeiro recorde: o de piloto mais jovem a pontuar na F1. Ainda em 2007, em sua sétima prova na categoria, o alemão, já na Toro Rosso, repetiu outro bom resultado e foi o quarto colocado, na China.

Com pouquíssimas provas na F1, o precoce Vettel já era um dos grandes destaques da categoria e prometia muito. Em 2008, em sua primeira temporada completa na F1, o alemão conseguiu sua primeira vitória, em Monza, Itália. Seu primeiro triunfo marcou seu segundo recorde na categoria: Vettel deixou o circuito italiano como o piloto mais jovem na história da F1 a vencer uma corrida, com 21 anos, dois meses e 11 dias.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Depois do oitavo lugar na temporada 2008, Vettel foi rapidamente promovido para a Red Bull, uma equipe que tinha projetos ambiciosos: rivalizar com Ferrari e McLaren, e ser campeã do mundo. Em sua terceira prova pelo time, Vettel já alcançou a vitória. Com um carro superior aos anteriores, passou a andar na ponta e acumular resultados ainda melhores. Em seu primeiro ano na Red Bull, o piloto somou quatro vitórias, e terminou o campeonato com o vice-campeonato, atrás apenas do inglês Jenson Button, da BrawnGP.

Em 2010, após lutar contra Fernando Alonso e seu companheiro de equipe Mark Webber pelo título, conquistou seu primeiro campeonato mundial. Tornou-se assim o mais jovem campeão da F1. No ano seguinte, após dominar completamente a temporada (foram 11 vitórias em 19 provas), o alemão se tornou o mais jovem bicampeão do mundo, superando o recorde de Fernando Alonso. Em quatro temporadas na Red Bull, acumula um desempenho impressionante: um vice-campeonato (2009) e dois títulos (2010 e 2011), e tem boas chances de vencer o terceiro, neste ano.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Veja a comparação dos números de Vettel com alguns dos atuais campeões da F1 com 100 provas disputadas:

Piloto                              Vitórias             Poles              Pódios                      Títulos

Michael Schumacher          26                    17                    53                             2

Sebastian Vettel                 26                    36                    45                             2

Lewis Hamilton                   18                     21                    46                             1

Fernando Alonso               16                     16                    44                             2

Kimi Raikkonen                    9                       9                    35                             0

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.